quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ESCOLA AMERICANA ADOTA CARDÁPIO 100% VEGETARIANO


ESTUDANTES AMERICANOS MELHORAM RENDIMENTO ESCOLAR DEPOIS DE ADOÇÃO DE CARDÁPIO 100% VEGETARIANO



Enquanto no Brasil ainda estamos na discussão da proibição de bebidas com baixo teor nutricional ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sódio nas cantinas escolares, uma escola pública de Queens, nos Estados Unidos, comemora a adoção de um cardápio 100% vegetariano. 

A medida, implantada no início de 2013, oferece hambúrgeres e cachorros-quentes de tofu, saladas e outros pratos saudáveis para as crianças. A mudança considera os índices de obesidade e doenças crônicas no país que tem um terço das crianças obesas e em risco de desenvolver doenças que poderiam ser evitadas, como diabetes e problemas cardíacos. O resultado da nova merenda foi percebido na melhora da atenção, energia e desempenho acadêmico. (MERCADO ÈTICO, 2013)

Além de disponibilizar uma alimentação saudável e vegetariana os alunos da escola frequentam aulas de nutrição semanais que têm a saúde como foco. A convivência com a nova dieta mudou os hábitos dos alunos que mesmo podendo levar refeições prontas e com carne de casa preferem os vegetais ricos em proteínas do refeitório.  (IDEM, 2013)

No Brasil, uma escola particular de João Pessoa -PB, teve um projeto similar na década de 90, mas que depois foi abandonado. Esperasse que o Congresso Nacional perceba que a proibição de alimentos industrializados e pouco saudáveis nas cantinas é necessária, principalmente agora que já temos mais 50% da população acima do peso, e aprove a lei.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

MERCADO ÉTICO. Primeira escola a adotar cardápio 100% vegetariano comemora rendimento dos alunos. In (Retirado): EcoD. Disponível em: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/primeira-escola-a-adotar-cardapio-100-vegetariano-comemora-rendimento-dos-alunos/. Postado em: 22/10/2013. Acesso em: 22/10/2013.


FOTO: USDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário