segunda-feira, 13 de maio de 2013

CURITIBA INVESTE EM TRANSPORTE PÚBLICO SUSTENTÁVEL




CURITIBA PRODUZ ÔNIBUS ELÉTRICO
 


Curitiba se destaca mais uma vez em iniciativas sustentáveis. A cidade foi pioneira no país na produção e implantação de ônibus elétricos para transporte coletivo. O município já conta com 30 veículos híbridos (movidos a energia elétrica e biodiesel) em operação desde setembro de 2012.

O hibribus é menos poluente e mais silencioso, porque o motor elétrico é usado no arranque, e possui sistema de câmbio automatizado. Uma tecnologia que proporciona maior conforto aos passageiros e menos cansaço aos condutores. Os 30 ônibus híbridos percorrem cinco linhas que cortam toda a cidade e chegam a transportar cerca de 20 mil passageiros/dia. (GANDRA, 2013)

Lançado durante a Rio+20, em junho de 2012 no Rio de Janeiro, o ônibus híbrido foi produzido pela Volvo/Brasil, empresa sediada na cidade de Curitiba, depois de encomenda da Prefeitura. Dez meses depois o estado do Rio publicou um decreto no Diário Oficial que cria o GT Veículos Elétricos, um Grupo de Trabalho que irá avaliar a implantação de uma fábrica de veículos elétricos no estado e que será coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. (Idem, 2013)

O fato é que o Rio sabe da importância de implantar projetos sustentáveis na cidade, mas para uma cidade sede das Olimpíadas, melhor que grupos de trabalho seria uma ação real, como a da Prefeitura de Curitiba. Vamos esperar e ver o que acontece.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:
GANDRA, Alana. Curitiba é primeira cidade a produzir ônibus elétrico. In: Agência Brasil. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/curitiba-primeira-cidade-produzir-onibus-eletrico . Publicado em: 06/05/13. Acesso em: 06/05/13.

FOTO: Atitudeeco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário