quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CRESCE MORTALIDADE DE BOTOS NA BAÍA DE GUANABARA


BOTOS CINZA PODEM DESAPARECER DA BAÍA DE GUANABARA


Pesquisadores da UERJ afirmam que os Botos Cinza, símbolos da cidade do Rio de Janeiro, podem desaparecer da Baía de Guanabara. O alerta foi feito pelo grupo de biólogos que estudam os animais há mais de 20 anos. Os biólogos que acompanham os animais desde 1995 evidenciaram uma queda de 50% na população de Botos Cinza na Baía de Guanabara, uma mortalidade acelerada após as obras de dragagem para despoluição da baía. (RJTV, 2013)

Os números são tão preocupantes que a Bióloga da UERJ, Haydée Cunha, afirmou que nos últimos 60 dias a mortalidade atingiu o índice de 12%,  um número alarmante comparado aos 2% de mortalidade em 2012. A provável causa das mortes é a contaminação por poluentes depositados no fundo na baía que são revolvidos, liberados e dissolvidos na água no processo da dragagem. (APUDE RJTV, 2013)

Se o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) e o poder executivo não fizer nada para barrar o processo os 40 botos da baía morrerão antes das olimpíadas de 2016. A mortalidade dos botos cinza não é um problema isolado porque eles se alimentam dos mesmos peixes pescados na baía  e consumidos pelos cariocas e, por isso são indicadores do equilíbrio da baía e a garantia de segurança alimentar dos pescados retirados de lá. Se a população de botos cinza que vivem na Baía de Guanabara desaparecerem o Rio não vai perder apenas o símbolo ostentado na bandeira da cidade, vai perder sua identidade de cidade bonita por natureza.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:

RJTV. Botos estão desaparecendo da Baía de Guanabara. Disponível em:http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/v/botos-estao-desaparecendo-das-aguas-da-baia-de-guanabara/2925005/. Publicado em: 31/10/2013. Acesso em:31/10/2013.

FOTO: Google Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário