sexta-feira, 3 de maio de 2013

QUE TV VOCÊ VÊ?



VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE TV?


Foto: SVCONLINE.



Antes de mais nada quero esclarecer que este texto é destinado ao público que não é especialista na área, ou seja, a maior parte da população. Quem é da área não precisa deste texto para entender o assunto. Sendo assim, a linguagem é das mais simples.

Ao escolher uma TV nova a maioria das pessoas é bombardeada por termos como: analógica, digital, HD, LCD, Plasma, 3D, dentre outros. Mas você sabe o que esses termos querem dizer? Sabe qual diferença faz se você optar por uma e não por outra? A maioria não sabe, mas acha que sabe.


Importante. Para se ter uma imagem analógica, digital, SD ou HD na TV em casa é necessário que as emissoras de TV transmitam os sinais separadamente. 

Analógica ou digital. 



Essa característica apenas define o tipo de recepção de sinal que a TV faz, sendo assim, não tem nada a ver com ser plasma, LCD, LED ou HD. A recepção analógica é aquela que nós temos há décadas, na qual quanto mais forte o sinal, melhor a imagem. Um exemplo disso é ter que mexer aquelas antenas "chifres" no topo das TV´s portáteis, a imagem melhora ou piora, mas não some. Na recepção digital, ou a TV tem uma imagem boa ou não tem nenhuma, pois basta um pequeno sinal para a TV formar a imagem. Um exemplo visível de sinal fraco é quando a imagem "congela" de tempos em tempos. 




Foto: AZ Digital


Plasma,LCD e LED.


As TV´s que realmente são diferentes entre si são a Plasma e a LCD. A TV de Plasma tem a imagem formada por gases presos em cada ponto da tela(pixel), enquanto a LCD tem cristais nestes pixeis. Essa diferença faz com que a TV de plasma tenha melhor qualidade de brilho e contraste. A TV de LCD precisa de uma iluminação por trás da tela para que a imagem seja visível, na plasma isso não ocorre, pois o gás é que se ilumina.

Na verdade a TV de LED também é LCD. LCD, que quer dizer Diplay de Cristal Liquido, é o material de que é feito a tela. A diferença é que esta tela pode ser iluminada por trás por lâmpadas, na chamada TV LCD, ou por LEDs na chamada TV LED; a vantagem da LED é que os LEDS são mais duráveis. 


Foto: bem além da moda.


HD e SD.


O termo HD é bem conhecido da maioria, e quer dizer simplesmente alta definição. Mas o termo SD é igualmente importante é quer dizer "standart definition", ou seja definição padrão. 

A TV SD é aquela que temos em nossos lares há décadas, desde os tempos das TV sem cor. Ela tem um número de pontos formadores da imagem bem inferior as das TV´s de alta definição. Ela evoluiu até o ponto máximo de termos TV´s de plasma SD, mas visivelmente a qualidade de imagem delas não era boa, sendo que as TV´s SD de tubo, têm uma qualidade de imagem melhor que as TV´s SD de plasma ou LCD.

A TV de alta definição(HD) é uma evolução natural e necessária as TV´s. O número de pontos formadores da imagem é muito maior que na SD, com isso se tem naturalmente uma imagem de maior qualidade visual. Isso é importante pois num mundo de transmissão digital e com sistemas computacionais cada vez mais avançados, a televisão não podia ficar para trás na corrida tecnológica. Sem essa evolução, e outras mais que ainda virão, a TV poderia cair em desuso nas próximas décadas.

A TV 3D, 3 dimensões, é apenas uma tentativa de se criar artificialmente um efeito de profundidade na imagem. Efeito esse que nossos olhos têm naturalmente. A TV não é muito prática, pois geralmente depende de óculos especiais, tem um alto custo e perde em qualidade de imagem. Não é uma boa opção de compra. Tanto é que as emissoras de TV nem se dão ao trabalho de transmitir em 3D. 


Progressive e interlaced.



Foto: Barrel of monkeys.com



Os termos em si você pode até não saber o que é, mas com certeza já ouviu ou leu que TV tal é 1080i, e que TV tal é 720p. Pois bem estes i e p, querem dizer respectivamente o processo de formação da imagem da TV HD. Isso é importante pois define a maior definição da imagem que você pode ver na sua TV. Por sua vez os números antes definem a quantidade de linhas que a imagem tem.

Cada segundo de imagem que você vê é formado por dezenas de quadros estáticos, os fields, que vão ficando um pouco diferentes entre si com o tempo, o que causa a sensação de movimento. 

Na imagem interlaced, interlaçado em português, cada field é formado por dois campos, os frames, com linhas que se alternam para serem formadas, primeiro são desenhadas as impares (1,3,5...), depois as pares (2,4,6...). Completando um field após uma fração de segundo.

Na imagem progressive, progressiva em português, cada field é formado numa passada única. Completando dois frames no mesmo tempo que a interlaced faz um. Com isso a qualidade da imagem aumenta.

Ou seja, mesmo que o número de linhas de uma imagem seja menor, ela não é necessariamente pior, pois a qualidade também depende do processo de formação.    


O futuro.



Foto: pcauthority.com



A imagem de altíssima de definição é o futuro próximo da TV. Nela a definição de imagem é no mínimo 4 vezes maior que as atuais HD. São as chamadas TV´s UltraHD ou 4K que já são vendidas comercialmente nos países mais evoluídos. Além destas existem já a tecnologia de 8K, com nada menos que 8 vezes mais definição que as atuais HD. Mas essas ainda não são comerciais. 

Assim como ocorreu com as TV´s HD, para que as TV´s de altíssima definição cheguem aos lares, será necessário que toda a estrutura de produção e transmissão também faça uma evolução nos seus equipamentos, e isso custa muito caro. Principalmente se considerarmos que as emissoras de TV nem concluíram ainda a migração para o HD.

As TV´s de altíssima definição vão sepultar o sistema de 3D atual, pois a definição é tão boa que cria a sensação de 3 dimensões sem a necessidade de usar óculos especiais.

Resta saber até que ponto as emissoras de TV estão dispostas e têm condições financeiras para implantar o UltraHD e talvez depois o 8K, isso após tão pouco tempo que o HD chegou ao Brasil. Mas independentemente de disposição elas terão que implantar o UltraHD no Brasil, pois esse é o futuro da TV comercial. E nós teremos que gastar mais um bom dinheiro para trocar as então "pré históricas" HD atuais pelas UltraHD".

Espero que esse texto ajude as pessoas a compreenderem melhor a TV que tem em casa.



Por: Fábio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário