terça-feira, 16 de abril de 2013

CIDADES SUSTENTÁVEIS - RIO DE JANEIRO -RJ


Foto: L.Gonçalo


ANDRÉ TRIGUEIRO FAZ PALESTRA SOBRE CIDADES SUSTENTÁVEIS

Ontem, dia 15 de abril de 2013, foi realizado, no Parque Lage (Jardim Bothânico), o 5º Ciclo de Palestras: A cidade sustentável de nós. O evento foi uma promoção do Instituto de Pesquisa em Infraestrutura Verde e Ecologia Urbana (Inverde) e tinha como palestrante o ambientalista e jornalista da Globo André Trigueiro. Durante sua exposição André Trigueiro falou das ferramentas de gestão voltadas a sustentabilidade. Ele destacou a importância de incentivar politicamente a adoção de práticas ambientais através de incentivos financeiros municipais como o ICMS Ecológico, IPTU Verde.


Alguns estados já aderiram a ideia de reduzir impostos para projetos e ações que beneficiem o meio ambiente e desde então estão definindo alíquotas e regras para implementação das medidas. Até o momento os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Amapá e Acre já estão priorizando a liberação de verbas para projetos voltados para o cuidado com o meio ambiente.

Algumas cidades já definiram medidas para estimular às praticas ambientais a exemplo de Guarulhos (SP), que determinou a redução de 20% do IPTU para residências que dispõe de aquecedor solar de chuveiro, e Paragominas (PA) que estabeleceu redução do lixo, da poluição atmosférica e sonora; o plantio de árvores na calçada e no quintal e atividades de Educação Ambiental nas escolas como indicadores para redução ou isenção de impostos.
O jornalista afirmou que nenhuma potência mundial conseguiu chegar a esse patamar sem desenvolver educação e saneamento e o Brasil está longe de resolver o problema do saneamento ambiental e da educação de qualidade.

No Brasil 56% dos municípios não tem rede coletora de esgoto. Mais de um milhão de pessoas não tem banheiro e apenas 28,5% dos municípios tratam seus esgotos. Outro dado importante é que 95% dos municípios brasileiros são considerados pequenos, ou seja, com população inferior a 100 mil habitantes. Significa dizer que o avanço brasileiro na coleta e tratamento de esgoto depende de incentivos e ações nas pequenas cidades. (TRIGUEIRO, 2012)

Outra questão importante para uma cidade sustentável é a redução e destinação adequada dos resíduos sólidos. O Brasil deu um passo a frente ao definir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e determinar o fim dos lixões em todos os municípios do país em 2014.
Mas a sustentabilidade das cidades brasileiras depende de ações que vão muito além de políticas públicas. Falta agora uma ação massiva entre poder público e sociedade civil para a inserção de práticas sustentáveis em todas as esferas sociais para as empresas que investem na sustentabilidade recebem incentivos e se façam presentes no nosso cotidiano.  


Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:
TRIGUEIRO, André. Mundo sustentável 2: novos rumos para um planeta em crise.São Paulo: Editora Globo, 2012.


Saiba mais sobre cidades sustentáveis no vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário