segunda-feira, 15 de abril de 2013

CURIOSIDADES DO UNIVERSO



FATOS CURIOSOS DO UNIVERSO


Via Láctea
   

    Quem nunca passou alguns minutos conversando com amigos, conhecidos ou familiares  sobre os fatos estranhos, explicados ou não pela ciência, que ocorrem no nosso universo? Veja alguns dos fatos curiosos do Universo! 


Buracos Negros.

   Não existe limite para o tamanho de buracos negros. Eles podem medir o equivalente a partículas ou serem maiores que um sistema solar. O que importa de fato é a gravidade. O buraco negro mais próximo da Terra está a 1.600 anos-luz* de distância.

(*) - distância que a luz percorre em 1 ano terrestre. 

Quantidade de estrelas.

   Existem cerca de 2.10^23 estrelas no Universo. Ou seja, aproximadamente 200,000,000,000,000,000,000,000 de estrelas. Apesar desse número não representar a quantidade real de estrelas no Universo ele é uma aproximação razoável.

"Efeito espaguete".

   Se você for puxado em direção a um buraco negro, será esticado até ficar como um espaguete. Isso ocorre por causa dos campos gravitacionais no qual os objetos são esticados verticalmente ("efeito espaguete"). 

DNA.

   Se você colocar lado a lado todas as moléculas de DNA de um ser humano, elas seriam suficientes para formar 3 mil voltas entre a Terra a Lua. Os seres humanos possuem 2.304.000.000  quilômetros de DNA em seus corpos, já a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de  384.000 quilômetros.

Filhos das estrelas.

   Se os seres humanos estão aqui hoje é por causa das estrelas! Os elementos químicos dos nossos corpos foram criados em supernovas - a nucleossíntese (formação de núcleos atômicos) que ocorre por causa da fusão nuclear dentro de estrelas. Contudo, os elementos mais pesados só podem ser produzidos através da Nucleossíntese Explosiva, que ocorre quando as estrelas explodem em supernovas ou hipernovas.

Fonte: Universe Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário