segunda-feira, 15 de abril de 2013

CONSERVAÇÃO DO SOLO


Foto:Fábio Carvalho

DIA NACIONAL DO SOLO UMA OPORTUNIDADE DE DISCUTIR O SUSTENTO DO NOSSO POVO



Hoje, dia 15 de abril de 1013, é o Dia Nacional de Conservação do solo, instituído pela Lei 7.876/1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo, seu uso e manejo sustentáveis.

O solo é uma porção de terra formada, em milhões de anos, através do agrupamento de uma porção mineral com a água e a matéria orgânica (húmus), que é alimentada através de poros que permitem a entrada de água e de ar. (POPULAR, 2013)

É do solo que o homem e os animais tiram seu sustento e é no subsolo onde brotam as nascentes de água doce. O solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água e é imprescindível para a existência humana e para o desenvolvimento sustentável. Daí a importância de sua conservação.



Os principais problemas que afetam gravemente o solo são: a erosão, o empobrecimento do solo pelas queimadas e a falta de conservação de cursos d’água, que desencadeia o assoreamento de córregos e rios.

Além desses problemas é importante destacar que a ocupação desordenada e sem planejamento e uso de práticas de manejo incorretas (uso intenso das máquinas agrícolas e dos adubos químicos) causam poluição e comprometem a vida no solo. Para evitar esses problemas é imprescindível que seja feito um planejamento adequado do local onde estão instaladas as atividades agropecuárias, visando à utilização racional do solo e maior conservação dos recursos naturais.

Para que o solo não perca suas propriedades naturais e se torne infértil é preciso tomar algumas medidas como: 1) Conservação da vegetação nativa; 2) Combate à erosão, através do sistema de curvas de nível; 3) Reflorestamento; 4) Rotação de cultura.

Discutir os problemas ambientais e dar visibilidade a novas formas de atuação é garantir a manutenção de um mercado produtor e garantir a vida.

Por: L.Gonçalo.

REFERÊNCIAS: 
http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=NjY4MDI=&id_area=Mg==http://www.dourado.sp.gov.br/Noticia/Default.aspx?IDNoticia=194



Nenhum comentário:

Postar um comentário