sexta-feira, 10 de maio de 2013

CICLISMO E MOBILIDADE URBANA NO RIO DE JANEIRO-RJ


Foto: Portal Terra

MORRE MAIS UM CICLISTA NO TRÂNSITO DO RIO



Com os congestionamentos e a ineficiência do transporte público pedalar voltou a ser uma opção de transporte nas grandes cidades. A Prefeitura do Rio já construiu 305 Km de ciclovias e vai construir mais 150 Km até 2016. Apesar do crescimento do uso da bicicleta na cidade a sinalização de trânsito ainda é voltada para o automóvel o que dificulta  a movimentação dos ciclistas e deixa a população mais suscetível aos acidentes de trânsito.

Em pouco mais de um mês quatro ciclistas morreram no trânsito do Rio. Todos os casos estão sendo investigados pela polícia, mas os acidentes revelam a falta de investimento na educação dos motoristas, ciclistas e pedestres, para o cumprimento das leis de trânsito, e de sinalização adequada ao trânsito de diversos tipos de transportes como ocorre nos países desenvolvidos. (Palhano, 2013)

Segundo o Código Nacional de Trânsito todas as bicicletas devem ser equipadas com espelho retrovisor do lado esquerdo, buzina e sinalização noturna. Além disso, o ciclista não pode circular em vias de trânsito rápido ou rodovias (túneis, viadutos), salvo onde houver acostamento ou faixa de rolamento própria. O ciclista também não pode circular em calçadas, a não ser em lugares autorizados e sinalizados por órgãos competentes, e deve esperar o sinal de trânsito para atravessar vias movimentadas e cruzamentos.

De acordo com a Revista Galileu (2013), as 10 melhores cidades do mundo para pedalar com segurança são: Amsterdam (Holanda), Copenhagem (Dinamarca), Bogotá (Colômbia), Curitiba (Brasil),Montreal (Canadá), Portland (EUA), Basilea (Suiça), Barcelona (Espanha), Pequim (China) e Trondheim (Noruega). Isso porque essas cidades investiram no uso da bicicleta como transporte sustentável e como estratégia  para  desafogar o trânsito. Mas para que as pessoas optassem pelo referido transporte  foram feitos investimentos na área de infraestrutura como  a construção de um grande número de ciclovias, disponibilização de bicicletas públicas para locação, bicicletários em áreas públicas,  galpões para bikes e sinais de trânsito  destinados apenas a bicicletas.


Foto: Revista Galileu

O número de atropelamentos de ciclistas no Rio de Janeiro revela  a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e educação. Só assim este transporte vai ser realmente democrático e seguro. 

Por: L. Gonçalo.

A câmera do ônibus filmou  um dos atropelamentos:




REFERÊNCIAS:

PALHANO, Gabriela. Ciclista morre atropelado em pilares. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/ciclista-morre-atropelado-em-pilares/2566026/ . Publicado em: 10/05/13. Acesso em: 10/05/13.
GALILEU, Revista. Conheça as melhores ccidades do mundo para pedalar. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI136901-17770,00-CONHECA+AS+MELHORES+CIDADES+DO+MUNDO+PARA+PEDALAR.html . Acesso em: 10/05/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário