Foto: Portal Terra
MORRE MAIS UM CICLISTA NO TRÂNSITO DO RIO
Com os congestionamentos e a
ineficiência do transporte público pedalar voltou a ser uma opção de transporte
nas grandes cidades. A Prefeitura do Rio já construiu 305 Km de ciclovias e vai
construir mais 150 Km até 2016. Apesar do crescimento do uso da bicicleta na
cidade a sinalização de trânsito ainda é voltada para o automóvel o que
dificulta a movimentação dos ciclistas e deixa a população mais suscetível aos
acidentes de trânsito.
Em pouco mais de um mês quatro
ciclistas morreram no trânsito do Rio. Todos os casos estão sendo investigados
pela polícia, mas os acidentes revelam a falta de investimento na educação dos motoristas,
ciclistas e pedestres, para o cumprimento das leis de trânsito, e de
sinalização adequada ao trânsito de diversos tipos de transportes como ocorre
nos países desenvolvidos. (Palhano, 2013)
Segundo o Código Nacional de Trânsito
todas as bicicletas devem ser equipadas com espelho retrovisor do lado
esquerdo, buzina e sinalização noturna. Além disso, o ciclista não pode circular
em vias de trânsito rápido ou rodovias (túneis, viadutos), salvo onde houver
acostamento ou faixa de rolamento própria. O ciclista também não pode circular em calçadas, a não
ser em lugares autorizados e sinalizados por órgãos competentes, e deve esperar
o sinal de trânsito para atravessar vias movimentadas e cruzamentos.
De acordo com a Revista Galileu (2013),
as 10 melhores cidades do mundo para pedalar com segurança são: Amsterdam (Holanda),
Copenhagem (Dinamarca), Bogotá (Colômbia), Curitiba (Brasil),Montreal (Canadá),
Portland (EUA), Basilea (Suiça), Barcelona (Espanha), Pequim (China) e Trondheim
(Noruega). Isso porque essas cidades investiram no uso
da bicicleta como transporte sustentável e como estratégia para desafogar o trânsito. Mas para que as pessoas optassem pelo referido transporte foram feitos investimentos na área de infraestrutura como a construção de um grande número
de ciclovias, disponibilização de bicicletas públicas para locação, bicicletários em áreas públicas, galpões para bikes e sinais de trânsito destinados apenas a
bicicletas.
Foto: Revista Galileu
O número de atropelamentos de ciclistas no Rio de Janeiro revela a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e educação. Só assim este transporte vai ser realmente democrático e seguro.
Por: L. Gonçalo.
A câmera do ônibus filmou um dos atropelamentos:
REFERÊNCIAS:
PALHANO, Gabriela. Ciclista morre atropelado em pilares. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/ciclista-morre-atropelado-em-pilares/2566026/
. Publicado em: 10/05/13. Acesso em: 10/05/13.
GALILEU, Revista. Conheça as
melhores ccidades do mundo para pedalar. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI136901-17770,00-CONHECA+AS+MELHORES+CIDADES+DO+MUNDO+PARA+PEDALAR.html
. Acesso em: 10/05/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário