quinta-feira, 9 de maio de 2013

GOVERNO COMEÇA PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO DA CIDADE DOS MENINOS - RJ




MORADORES COMEÇAM A SER RETIRADOS DE ÁREA CONTAMINADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.


Moradores da Cidade dos Meninos, área contaminada em Duque de Caxias-RJ, começam a ser retirados pela Prefeitura de Duque de Caxias. A  prefeitura vai retirar 80 casas construídas em área irregular cumprindo mandados de reintegração de posse emitidos desde 1992. Cerca de 400 pessoas serão transferidas para um conjunto habitacional numa área próxima. (TCHAO, 2013)

A ação da Prefeitura de Duque de Caxias, que contou com o apoio da Polícia Federal, se deu depois de denúncia feita pelo RJTV sobre áreas contaminadas no estado do Rio. O fato é que a Cidade dos Meninos é uma área contaminada por 40 toneladas de pó de broca, produto tóxico, abandonado sem qualquer proteção na década de 50 após o fechamento de uma fábrica de pesticidas do Ministério da Saúde. Em 2002, exames revelaram que a população da área foi contaminada e deveriam ser removida do local. Onze anos depois, a Prefeitura de Duque de Caxias se comprometeu em fazer a descontaminação e recuperação da área.  

O caso de Duque de Caxias não é o único, segundo a secretaria de Meio Ambiente do Estado Rio de Janeiro existem 141 áreas contaminadas e 614 terrenos com risco de contaminação no estado. O mapeamento de todas as áreas contaminadas ainda está em andamento e para recuperação de todas elas será necessário cerca de 6 bilhões de reais. (SEMA apude TCHAO, 2013)

A retirada da população é necessária para que se inicie o processo de descontaminação da área. Mas as ações só começaram, de fato a acontecer, depois de denúncia da imprensa.

 Por: L. Gonçalo.



TCHAO, Eduardo. Famílias são retiradas de área contaminada por pesticidas em Duque de Caxias. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/familias-sao-retiradas-de-area-contaminada-por-pesticida-em-duque-de-caxias/2563696/ . Publicado em: 09/05/13. Acesso em: 09/05/13.

Foto: Pedaçosdanossahistória.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário