segunda-feira, 29 de abril de 2013

SACOLAS PLÁSTICAS UM IMPACTO DIÁRIO





EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS OU RETORNÁVEIS AINDA É UMA ESCOLHA DE POUCOS


Ao comprar comida chinesa para viagem fui surpreendida com uma embalagem de papel. Uma ideia simples, bonita e eficaz, mais ainda restrita a iniciativas de algumas empresas. Nos países desenvolvidos a redução do uso de sacolas plásticas é uma realidade. Já no Brasil o Ministério do Meio Ambiente firmou um pacto, em 2010, com a Associação Brasileira de Supermercados para reduzir 30% do uso das sacolas até 2013 e 40% até 2014. A ideia é reduzir o consumo de 5 bilhões de sacolas. Um número expressivo considerando que o destino final dessas sacolas não é a reciclagem.

Algumas cidades e estados tentaram aprovar uma lei que proíbe o uso de sacolas plásticas no supermercado, como Rio de Janeiro e em São Paulo, mas a medida não durou muito tempo e enfrenta disputas judiciais.

Segundo estudo do Ministério do Meio Ambiente, 59% dos brasileiros não evitam uso de sacola de plástico e apenas 31% levam a própria sacola ou carrinho na hora de fazer compras e até o momento 19 municípios no Brasil aboliram o uso de sacolas plásticas. (OLIVEIRA, 2012).
A pesquisa também revelou que as cidades que investiram em campanhas para redução do uso de sacolas tiveram adesão de 76% da população e onde não há campanha, 85% afirmam que estariam dispostos a aderir caso houvesse.
Uma sacola plástica pode levar de 100 até 400 anos para se decompor, significa dizer que as primeiras sacolas plásticas usadas no Brasil ainda estão na natureza, até porque o uso frequente começou na década de 70.

O fato é que a praticidade virou sinônimo de comodidade. É mais fácil reclamar do custo da cobrança da sacola no supermercado e buscar os direitos do consumidor, do que assumir o compromisso de cuidar do meio ambiente através da simples medida de usar sacolas retornáveis. A conta do supermercado o consumidor paga e a do meio ambiente, quem vai pagar?

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:
OLIVEIRA, Maria Angélica. Cinquenta e nove por cento do brasileiros não eveita uso de sacolas plásticas. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/08/59-dos-brasileiros-nao-evita-uso-de-sacolas-plasticas-diz-pesquisa.html. Publicado em: Brasília, 16/08/2012. Acesso em: 26/04/2013.
FOTO: L. Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário