sexta-feira, 26 de abril de 2013

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NO BRASIL


Foto: L.Gonçalo


CRESCE NÚMERO DE MORTES E ESTUPROS DE MULHERES NO BRASIL



O Brasil avançou muito na luta contra a violência feminina, mesmo assim o país ocupa o 7º lugar no ranking mundial de mulheres assassinadas, com 4,6 mortes a cada 100 mil habitantes do sexo feminino. Segundo levantamento de 2011 da Organização das Nações Unidas (ONU) o percentual de mulheres agredidas física ou sexualmente pelo parceiro varia entre 5% (Geórgia) e 70,9% (Etiópia). O índice brasileiro é de 34%. Os Estados brasileiros já contabilizam casos de violência contra a mulher e os dados revelam um crescimento no número de notificações.(GLOBO,2013) 

Um levantamento da Secretaria de Defesa Social (Seds) da Paraíba mostrou que 38 mulheres foram assassinadas nos três primeiros meses deste ano. No mesmo período do ano passado foram registradas 39 mortes por Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).  (G1 PARAÍBA,2013)

No Rio de Janeiro, o Instituto de Segurança Pública registrou  299 estupros nos meses de janeiro e fevereiro. No mesmo período, o Estado do Rio registrou 1.006 casos de estupros, um aumento de 4,57% comparado com o mesmo período de 2012. Segundo Rodrigo Pimentel, consultor de segurança da Globo, o aumento das notificações tem relação com o aumento do número de Delegacias de Atendimento a Mulher. (RJTV 1ªEd.,2013)

Depois da Lei Maria da Penha o Brasil conta com 374 delegacias da mulher, mas o número cobre apenas 7% dos municípios, ou seja, número insuficiente de delegacias. O fato é que o país precisa adotar políticas públicas que possibilitem a aplicação integral da legislação, com Delegacia de Atendimento a Mulher, Centro de Referência e concessão de medida protetiva em até 48h.

Até que o país alcance esse nível de estrutura, só nos resta denunciar. Se você conhece, viu ou ouviu uma mulher ser agredida dique 180 e denuncie. Sua atitude pode salvar a vida de uma mulher.
Por: L. Gonçalo.




REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário