segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES REVELAM A SEPARAÇÃO DO BRASIL ENTRE NORDESTINOS E "SULISTAS"










Ontem o Brasil viveu mais um momento democrático e o que se viu foi a aprovação da maioria  absoluta dos eleitores  na atual plataforma de governo. Em muitos anos não se via uma disputa tão acirrada. Mas o resultado não pareceu coerente com as manifestações populares de 2013 porque se o povo estava indignado com a gestão do dinheiro público por que reelegeu o mesmo governo que foi incapaz de gerir adequadamente o nosso país? Se um ano depois dos protestos nada foi melhorado e o bendito dinheiro do pré-sal não foi aplicado, o que garante que agora será? Eu não sei, mas o brasileiro pagou pra ver.


A aprovação massiva da candidata Dilma pelo Nordeste foi brutalmente atacada por pessoas desinformadas que usaram as redes sociais para ridicularizar um povo que utilizou seu direito constitucional de escolha. Sou nordestina e uma paraibana orgulhosa da minha origem e por motivos pessoais não votei e nem votaria num governo que não aprovo, mas como cidadã respeito o direito de escolha dos meus concidadãos e entendo o porquê dessa aprovação tão crescente do governo Lula, já que a própria Dilma afirma que ele continua sendo presidente...


O Brasileiro, em sua maioria, não sabe o que é viver numa região com adversidades naturais muito difíceis  e ter sua ingenuidade explorada ao extremo por políticos que têm nas mãos a máquina para melhorar a vida dos cidadãos e  se utilizam dela para assegurar uma manobra de manipulação. É fácil falar que o Bolsa Família virou um novo voto de cabresto, quando não se conhece a dificuldade de sobrevivência de famílias que, assim como os africanos de regiões de extrema pobreza, penavam pelo pão de cada dia. Criticar esse povo por eleger um governo que lhe deu a chance de matar a fome é complicado.


O que não entendo é que numericamente o restante do país supera os eleitores do Nordeste e esse mesmo coeficiente colaborou e muito para reeleger a atual presidenta, como foi o caso do Rio de Janeiro, mas ninguém está taxando os cariocas de absolutamente NADA. Então por que toda essa revolta pelo nordestino? Por uma questão preconceituosa e tacanha! Digo isso porque o nordestino é um povo sofrido e batalhador que busca melhorar sua vida através do trabalho, ou você já ouviu dizer que um nordestino foi pra São Paulo para virar traficante ou chef de favela? O nordestino migra para o Sudeste para trabalhar e ganhar seu sustento dignamente. Mas quando vão falar de nordestinos em vez de lembrar que eles foram e são importantes para o avanço do país porque participaram e participam de grandes obras como a construção de Brasília, a Ponte Rio - Niterói, ligação do nordeste a Amazônia, construção de portos e estradas e participação na produção de insumos que movimentam a economia do Brasil, as pessoas esquecem desse povo que carrega o trabalho nas costas. Assim como esquecem que o Nordeste tem representantes ilustres que contribuíram com o desenvolvimento cultural, econômico e político do Brasil, estou me referindo as personalidades reverenciadas internacionalmente por sua contribuição com a cultura, é o caso de: Paulo Freire (ícone da educação), Epitácio Pessoa (político que investiu no nordeste), Celso Furtado (referência em desenvolvimento econômico), Pedro Américo (grande pintor), Ariano Suassuna, José Américo de Almeida, José de Alencar, Augusto dos Anjos, Thiago de Melo, Gonçalves Dias, Graciliano Ramos entre tantos outros que contribuíram para o enriquecimento da cultura brasileira e que são nordestinos.


Taxar o nordestino de burro ou desejar misérias ao nordeste é insano. Querer que o Nordeste seja retirado do Brasil pode ser uma solução para a separação velada que existe e seria a realização de uma luta que foi barrada em algumas tentativas porque a Região Nordeste já tentou a independência. Se o nordeste é essa desgraça deflagrada nas redes sociais então porque o Brasil não abre mão do território?


Fecho minha apreciação afirmando que o voto é um direito pessoal e intransferível de escolha e cabe aos derrotados acatá-lo. Se foi uma escolha acertada só o tempo dirá. Esse texto não é um ataque ao governo Dilma, mas é uma reflexão aos ataques ao povo nordestino nas redes sociais. E para àqueles que falam do nordeste com uma visão estreita e preconceituosa deixo o discurso de Bráulio Bessa Uchoa para uma reflexão individual. 


Por: L. Gonçalo.

Vídeo: You Tube

2 comentários:

  1. Prezada Luciana Gonçalo tenha plena consciência e convicção que você foi mais do que feliz ao redigir e postar este artigo. Foste clara, objetiva, profunda e e fundamentada em tuas palavras e afirmativas. Tens o dom da palavra, e afirmo sem qualquer deboche ou bajulação. Fico feliz e emocionado quando leio um artigo com esta forma e conteúdo. Parabéns a você e a Bráulio Bessa Uchoa que foi muito, mas muito grandioso e pertinente em seu vídeo, demonstrando o valor do povo nordestino, gente que tem a minha admiração e respeito. Felicidades a ambos e a todos os homens de boa vontade.
    ROBERT THOMAZ

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, na verdade esses idiotas são pequenos grupos racistas apoiados por pessoas sem noção. Sempre houve esse grupo de imbecis, estes por não ter a capacidade competitiva igua a nossa, parte para as agressões e preconceito. Sou Alagoano nordestino com muito orgulho. Comentários realizado por esses grupos devem ser ignorados, não devemos estragar as nossas ousadia, intelectualismo e inteligência com esses tipos de categoria.
    Meu nome é Acildo Gama.
    Abraços

    ResponderExcluir