terça-feira, 27 de maio de 2014

NA ESCASSEZ DE ÁGUA VALE ATÉ RECICLAR ESGOTO





Enquanto São Paulo ainda está pensando se vai racionar ou não a água as vésperas da Copa do Mundo, no continente mais seco do mundo, a noção de que é preciso gerir a água para o futuro é uma realidade há décadas. Na cidade australiana de Perth, para suprir o déficit de 50% a menos de vazão desde a década de 70, a política hídrica é a dessalinização e agora a reciclagem de “águas residuais”(oriundas dos ralos de chuveiros, pias e máquinas de lavar). Desde março de 2013 a Water Corporation, empresa que abastece Perth, informou que 3,5 bilhões de litros de água altamente tratada e purificada foram reinjetados nos aquíferos mais profundos da região, onde ficará estocada para uso futuro. A meta é reciclar e reinjetar 7 bilhões de litros por ano, com possibilidade de expansão para 28 bilhões de litros. (ECO&AÇÃO, 2014)

O processo de reciclagem envolve ultrafiltragem, osmose reversa e exposição a raios ultravioleta o que garante uma água limpa que poderia ser distribuída direto para a tubulação, mas a reinjeção nos aquíferos para filtragem natural é feita apenas para  garantir uma melhor aceitação da população, que tem um pouco de resistência para beber água que já foi usada e descartada.(IDEM, 2014)

Apesar de ser uma ideia interessante ela ainda enfrenta resistência em função do gasto com o processo de filtragem  e porque os ambientalistas preferem a opção de captação de água de chuva para consumo próprio. Mas é importante frisar que independente da alternativa a Austrália está se esforçando para introduzir novos métodos de uso dos recursos naturais enquanto São Paulo sequer tem a humildade, que todas as cidades do semiárido e do sertão nordestino tem, de racionar um recurso indispensável e valiosíssimo. A pergunta que não pode calar é: por que a maior metrópole do país não pode racionar água e os nordestinos podem?

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ECO&AÇÃO, Instituto. Vale até reciclar esgoto. Publicado originalmente em: Mercado Ético. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/05/vale-ate-reciclar-esgoto.html . Publicado em: 16/05/14. Acesso em: 18/05/14.


Fonte: Mercado Ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário