sábado, 12 de abril de 2014

SÃO PAULO RECEBE CINEMA SOLAR ITINERANTE




Já pensou em um cinema móvel e ao ar livre?  Pois ele é real. O primeiro cinema itinerante, gratuito e sustentável do Brasil vai percorrer vinte cidades paulistas neste mês. O projeto "Cinesolar" prevê exibições de curtas e longas-metragens a partir de uma estação móvel equipada com placas solares, que possibilitam a conversão de energia solar em elétrica. Mas ele é mais que um cinema itinerante que funciona com energia renovável, é uma estação móvel de arte, sustentabilidade e cinema e oferece oficinas de sustentabilidade e atividades de sensibilização ambiental para o público local. O grande diferencial desta iniciativa é que o próprio veículo possui toda a estrutura para realizar essas ações, desde cadeiras para o público até uma cabine de DJ. (SHIRAISHI, 2014)




As cidades que receberão o Cinesolar entre os meses de abril e junho de 2014 são; Campinas, São Roque, São Vicente, Taubaté, Votorantim, Vinhedo, Salto de Pirapora, Itapecerica da Serra, Araçariguama, Santa Isabel, Arujá, Barueri, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Itapeva, Pardinho, Cajamar, Ibiúna, São José do Rio Preto e Mirassol. Os longas-metragens que integram a programação do CINESOLAR são: “Saneamento Básico” de Jorge Furtado, e “Colegas” de Marcelo Galvão. (IDEM, 2014)

É uma excelente iniciativa que possibilita a democratização da cultura e da arte com baixo custo. Acompanhe o calendário no site .

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

SHIRAISHI, Sam. Cinesolar leva o cinema à escola, ao parque e até à praia!Disponível em:http://www.avidaquer.com.br/cinesolar/ . Acesso em: 12/04/14.


Fotos:  A vida como a vida quer

Nenhum comentário:

Postar um comentário