segunda-feira, 14 de abril de 2014

CTNBIO VAI LIBERAR MOSQUITO TRANSGÊNICO CONTRA DENGUE





A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial da linhagem OX513A do Aedes aegypti, desenvolvida pela empresa britânica Oxitec, essa tecnologia consiste na modificação genética do mosquito Aedes aegypti através da inserção de dois genes em mosquitos machos, que, após serem liberados na natureza, copulam com fêmeas da população original e geram descendentes que não conseguem chegar à fase adulta. Além disso, as crias dessa espécie herdam um marcador que reage sob uma luz específica facilitando o monitoramento em campo e o controle dos insetos. (ECO&AÇÃO, 2014)

A modificação em laboratório do Aedes aegypti ocorre desde 2011, quando foi firmado o projeto de parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a organização social Moscamed, que utilizou uma biofábrica na cidade de Juazeiro (BA) para reproduzir e soltar mosquitos transgênicos e realizar ensaios em campo. O aprovação desse tipo de biotecnologia é pioneira no país sendo a primeira solicitação protocolada de liberação comercial na CTNBio(em julho de 2013) e o primeiro inseto geneticamente modificado a obter essa licença no país. (IDEM, 2014)

A ideia de criar um mosquito geneticamente modificado para controlar a população do vetor do vírus da dengue é interessante num país que sofre constantes epidemias da doença. Mas esse tipo de intervenção ambiental pode trazer consequências drásticas se não for bem controlada e monitorada. Por isso, a liberação comercial inclui o monitoramento das populações selvagens do mosquito Aedes albopictus,  outro vetor do vírus da dengue, devido o risco de a espécie ocupar o nicho ecológico deixado pela supressão do Aedes aegypti original. (IBIDEM, 2014)

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ECO&AÇÃO, Instituto. CTNBio aprova liberação de mosquito transgênico contra dengue. Publicado Originalmente em: Ecodebate. Disponível em:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/04/ctnbio-aprova-liberacao-de-mosquito.html . Publicado em: 11/04/14. Aceso em: 14/04/14.

Foto: EcoDebate


Nenhum comentário:

Postar um comentário