quarta-feira, 16 de abril de 2014

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PÕEM EM RISCO SEGURANÇA HÍDRICA NA AMÉRICA DO SUL





O Relatório sobre Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades às Mudanças Climáticas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), alerta para as mudanças climáticas projetadas para as Américas do Sul e Central que colocarão em risco a segurança hídrica das regiões e terão impactos diretos no abastecimento doméstico, industrial, na geração de energia hidrelétrica e na agricultura. (ECO&AÇÃO, 2014)

De acordo com o referido documento as projeções das mudanças climáticas indicam uma vulnerabilidade no abastecimento de água nas zonas semiáridas das duas regiões e nos Andestropicais que poderão ser agravados pela redução das geleiras andinas, pela diminuição de chuvas e pelo aumento da evapotranspiração nas regiões semiáridas das Américas do Sul e Central. Caso sejam confirmadas as previsões o abastecimento de água das grandes cidades e de pequenas comunidades nas duas regiões será drasticamente afetado. (IDEM, 2014)

O que mais chama atenção no relatório é que os principais impactos das mudanças climáticas previstos para as Américas do Sul e Central estão relacionados com a água e mesmo com todo monitoramento científico e com a vivência de eventos climáticos extremos, como os períodos de seca combinados com altas temperaturas que ocorreram no início deste ano na região Sudeste do Brasil nosso país não se posicionou proativamente. Em vez de proteger todas as nascentes com lei específica e incentivos fiscais o governo se preocupa em discutir a transposição de um Rio (São Francisco) que agoniza há mais de vinte anos. Em vez de investir em saneamento e tratamento de esgotos para reaproveitamento da água, como acontece na maioria dos países europeus, nosso país se preocupa com Copa do Mundo.

E se não fosse drástico o suficiente, o Governo de São Paulo enfrenta a seca do Sistema Cantareira como se fosse uma novela que próximo capítulo terá um dilúvio em cima da barragem para resolver o problema. Não consigo engolir como os nordestinos "podem" conviver pacificamente com o racionamento constante de água e o paulistano não pode racionar nem quando não existe outra alternativa?

Depois de um verão escaldante e sem as águas de março fica impossível dizer que as previsões do IPCC não são realidades. Mas no país do futebol a falta de água e as mudanças climáticas podem ser solucionadas com samba, carnaval e cerveja, afinal de festa o brasileiro não abre mão.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

ECO&AÇÃO, Instituto. Mudanças climáticas põem em risco segurança hídrica na América do Sul. Publicado originalmente em: SGeral. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/04/mudancas-climaticas-poem-em-risco_15.html . Publicado em: 15/04/14. Aceso em: 15/04/14.


Foto: www.acerrtodecontas.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário