sábado, 11 de janeiro de 2014

RECICLAGEM TRANSFORMA VIDA DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DO TRÁFICO





O Centro de Educação Ambiental Vila Pinto, centro de triagem de resíduos recicláveis de Porto Alegre, se tornou uma alternativa para as mulheres vítimas do tráfico e da violência doméstica. Criado há 18 anos, o centro emprega 48 pessoas (80% são mulheres) que fazem a separação e o reaproveitamento de 150 toneladas de lixo ao mês. (COLUSSI, 2013)

A iniciativa logrou sucesso graças aos contratos com empresas privadas que além de enviarem parte dos resíduos a cooperativa também ajudam a cobrir a folha de pagamento. Dentre os resíduos separados estão desde materiais coletados pela prefeitura até os resíduos do sofisticado Sheraton Hotel (cinco estrelas) e do Moinhos Shopping que são vendidos a atravessadores. (IDEM, 2013)

Apesar das dificuldades, as mulheres conseguem um salário mensal de quase 800 reais e conseguem manter suas famílias e sonhar com um futuro melhor, visto que muitas delas retomaram seus estudos e querem cursar faculdade. Iniciativas como essa são capazes de realizar verdadeiras transformações sociais.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

COLUSSI, Joana. Lixo Sheraton é reciclado na Bom Jesus. In: Zero Hora. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/12/lixo-do-sheraton-e-reciclado-na-bom-jesus-4375626.html?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite . Publicado em: 28/12/13. Acesso em: 28/12/13.

Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS


Nenhum comentário:

Postar um comentário