quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PRIMEIRO POLO DE RECICLAGEM DO BRASIL FICA NO RIO


RIO CRIA PRIMEIRO POLO DE RECICLAGEM


Na última sexta-feira (22) foi inaugurado o primeiro Polo de Reciclagem do Brasil. O projeto envolve cerca de 140 catadores do Lixão de Gramacho em Duque de Caxias (baixada fluminense) e terá várias etapas. 

A primeira delas é a entrega de dois galpões para o recebimento, triagem, enfardamento e estocagem de resíduos para venda. Na segunda etapa, prevista para o fim deste ano, a Secretaria Estadual do Ambiente entregará os projetos executivos do polo com relatórios de custos para a construção de mais seis galpões aos parceiros financiadores. A ideia é transformar o espaço onde funcionava o lixão num polo de reciclagem com oito galpões, maquinário, duas unidades de processamento de resíduos, além de um centro administrativo para cursos de qualificação profissional e uma creche. (ECOAÇÃO, 2013)


A criação do Polo de Reciclagem foi um pedido dos catadores organizados em cooperativa que assumiram a responsabilidade de dar continuidade na atividade de catação depois do fechamento do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho em 2012. O referido aterro  fica às margens da Baia de Guanabara, em Duque de Caxias, foi criado em 1976 e era o maior lixão a céu aberto da América Latina, recebendo diariamente cerca de 11 mil toneladas de resíduos vindos do município do Rio. Desse total os catadores conseguiam recuperar mais de 200 toneladas por dia de resíduos recicláveis e reaproveitáveis movimentando uma economia que dava sustento a mais de 15 mil pessoas. (IDEM, 2013)

A criação desse polo é uma parceria da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e da Fundação Banco do Brasil e conta com investimentos de R$ 12 milhões. O projeto prevê a agilização de licenças ambientais para cooperativas de catadores e está sendo apoiado pelo governo estadual e municipal do Rio de Janeiro e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  e Refinaria de Duque de Caxias (REDUC) que doarão parte dos seus resíduos para serem reciclados. (IBIDEM, 2013)

Trata-se de um projeto símbolo que amplia a iniciativa da reciclagem e que pode transformar pessoas a margem da sociedade em agentes econômicos importantes, por isso merece atenção e respeito.

Por: L. Gonçalo.

Referência:

ECOAÇÃO. Primeiro Polo de Reciclagem de Lixo do Brasil. In:ECODEBATE. Disponível em:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/11/primeiro-polo-de-reciclagem-de-lixo-do.html. Publicado em: 27/11/13. Acesso em:27/11/13.

Foto: Ecodebate.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário