sábado, 31 de agosto de 2013

PREFEITURA TROCA LIXO RECICLÁVEL POR ALIMENTOS PARA MORADORES DE BAIXA RENDA


FEIRA LIVRE NO PARANÁ TROCA LIXO RECICLÁVEL POR ALIMENTOS


A Prefeitura de Umuarama, no Paraná, uniu coleta de recicláveis e assistencialismo através de um programa que possibilita a troca materiais recicláveis por alimentos na feira. O programa é destinado a moradores de comunidades de baixa renda e viabiliza o encaminhamento dos resíduos recicláveis à uma cooperativa local.

A feira, realizada quinzenalmente, é composta por pequenos produtores locais que oferecem 20 tipos diferentes de frutas, verduras e legumes, além de bolachas, doces, pães, ovos, carne e até rapadura em troca de materiais recicláveis ou Moedas Verdes, um dinheiro fictício utilizado como mecanismo de troca. Para aquisição da Moeda Verde as pessoas vão semanalmente a prefeitura e trocam cada quilo de material pela moeda. (ÉTICO, 2013) 

Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o aterro sanitário municipal recebe 1.200 toneladas de lixo por mês e cerca de 240 toneladas são destinadas à reciclagem e, com o referido programa, a comunidade participa ativamente na preservação do meio ambiente, na redução ao desperdício e na redução da vulnerabilidade social; podendo até ajudar a cidade a  atingir o índice de 500 toneladas de recicláveis separados, a cada mês, o que também vai aumentar o número de pessoas empregadas pela cooperativa. (IDEM, 2013)

Um projeto simples que  possibilita uma alimentação de qualidade, melhoria da saúde e do desempenho escolar e aumento da renda familiar. É o Estado do Paraná mostrando que a sustentabilidade é um investimento possível. Parabéns ao Prefeito Moacir Silva!

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


ÉTICO,Mercado. Feira livre no Paraná troca lixo reciclável por alimentos. Disponível em:http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/feira-livre-no-parana-troca-lixo-reciclavel-por-alimentos/. Publicado em: 23/08/2013. Acesso em: 24/08/2013.

Foto: Mercado Ético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário