terça-feira, 3 de setembro de 2013

PARAIBANOS LUTAM PARA IMPEDIR DESTRUIÇÃO DE CANTEIRO CENTRAL DE AVENIDA MOVIMENTADA.


Foto: Acritica.uol.com.br


CICLOVIA ARBORIZADA SIM, AVENIDA AMPLIADA NÃO!



A população de João Pessoa-PB vive um dilema típico de grandes cidades, o aumento do trânsito e dos engarrafamentos. Para resolver o problema, o Departamento de trânsito da cidade pretende diminuir o canteiro central da Av. Beira Rio, que vai da praia ao centro, através da retirada de 80% das árvores para aumentar o número de pistas e melhorar o trânsito da referida avenida. A obra que custará 6 milhões de reais, beneficiará cerca de 25% da população que possui carro particular. Mas a alternativa não agradou a população que reivindica a construção de uma ciclovia sombreada no centro do canteiro, com a retirada de 10% das árvores, além da reforma e adaptação das calçadas o que custará um terço do orçamento destinado a obra. (HIPSTER PESSOENSE)

Foto: Hipster Pessoense in Facebook

Se grandes avenidas fossem a solução para a melhora do trânsito, cidades como Rio de Janeiro e São Paulo não teriam engarrafamentos. Um exemplo simples é a Av. Brasil, no Rio de Janeiro, que dispõe de 12 pistas expressas e que fica engarrafada diariamente no horário de rush e a qualquer sinal de anormalidade, como um carro quebrado.

O problema de João Pessoa é um reflexo da política nacional de estímulo a indústria automobilística e do baixo investimento no transporte público. Especialmente em João Pessoa, as  famílias tem em média 2 carros e isso se reflete nas ruas. Morei  8 anos na referida cidade e vi a transformação na mobilidade urbana. Na minha última passagem por lá levei uma hora para ir de ônibus da praia de Tambaú até o centro da cidade. Um trajeto que costumava fazer em 15 ou 20 minutos. E o problema não eram as vias públicas, mas o volume de automóveis nas ruas e a falta de vias exclusivas para ônibus.


A capital paraibana é uma cidade antiga com uma natureza fantástica e merece ser tratada com mais respeito pelos governos locais. Manter árvores em zonas urbanas melhora a sensação térmica, o aspecto visual e a qualidade de vida das pessoas. O que a cidade precisa é um sistema de BRS (vias exclusivas para ônibus) e de metrô de superfície que interligue todos os bairros ao centro da cidade. 


Por: L. Gonçalo.                                                         Informações: Hipster Pessoense

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