domingo, 18 de agosto de 2013

CORRUPÇÃO: UMA EPIDEMIA POLÍTICA



POLÍTICOS: DE MÉDICO A MONSTRO EM FRAÇÕES DE SEGUNDOS



Desde que os brasileiros conseguiram o direito ao voto democrático as pessoas confiam suas esperanças, expectativas e projetos nas mãos de representantes civis que se colocam a disposição para lutar pelo bem de todos. Palavras bonitas não fosse o abismo que existe entre a concepção e a realidade. 

Cresci num país que vivia ainda a sombra de uma ditadura, que lutava por eleições diretas, num país onde os políticos eram homens que inspiravam respeito. O Brasil que me foi apresentado tinham grandes dificuldades políticas, econômicas e sociais. No Brasil da minha infância era comum brincarmos durante a remarcação, quase diária, dos preços dos produtos do comercio de meu pai. A nossa moeda era tão vulnerável que lembro de um dia ter recebido um banho de moedas, antes de meu pai levar todo o dinheiro do caixa da empresa pra trocar pela nova moeda nacional. A economia era tão vulnerável que nossa moeda mudava de nome e de valor do dia para a noite.

Naquela época a política era restrita a um grupo de brasileiros politizados e o povo não participava das decisões públicas. Lembro de participar desde criança de reuniões e convenções políticas porque meu pai era delegado de partido. E cheguei a acompanhar o surgimento de candidatos e correntes políticas que detém o poder local até hoje  na Paraíba.

Na minha casa a política era sinônimo de luta por um Brasil melhor e foi pensando assim que meu pai patrocinou  candidatos, partidos e projetos. Foi contribuindo com ações públicas e civis que vi as ruas da minha cidade receberem suas placas, projetos populares serem realizados, escolas receberem lanches e contribuições para festas, que vi a população pobre de Remígio ter direito ao pão do café da manhã antes mesmo do BOLSA FAMÍLIA.

Apesar do nosso posicionamento de todo o capital que investimos na política recebemos em troca, representantes fracos e descompromissados que sequer revertem o dinheiro público para cidade comprando aos comerciantes locais. Desistimos de apoiar candidatos porque sabemos que nossas reivindicações (investimento no comercio local, melhoria na saúde e educação pública) nunca serão prestigiadas pelos políticos. Desistimos da política porque cansamos de ver a transformação que o poder causa nas pessoas. Cansamos de ver pessoas honestas e lutadoras entrarem na política com ideais e pouco tempo depois tomarem atitudes que antes repudiavam. 

O grande desafio da política é conseguir tirar do papel os projetos que são necessários a população de forma íntegra, o que não é tarefa fácil, porque no mundo da política as ações não podem ser executadas sem a "benção" do grupo de gestores e fiscalizadores do poder. E é aí onde mora o perigo. Nossos representantes do executivo e do legislativo não podem simplesmente realizar um projeto em função do necessidade pública. Eles precisam levar vantagem e é dessa "necessidade" de ganhar dinheiro fácil que nasce a corrupção.

Apesar da corrupção política ser uma constante em nosso cotidiano ainda existem gestores dignos, que  se negam a fazer negociatas e transações. Mas estes são perseguidos, sabotados, ameaçados até tomar a temida decisão: ou entra no sistema ou sai. E é nesse momento que se reconhecem as pessoas justas.

Quero deixar claro que minha intenção não é taxar todos os políticos de incapazes e desonestos, mas como cidadã preciso chamar a atenção para um problema que está no cerne do povo brasileiro e precisa ser percebido, discutido e modificado. A corrupção é um reflexo da falta de ética e de moral. Se crescemos vendo que roubar é permitido, extorquir é permitido, corromper é permitido, enganar é permitido, levar vantagem é permitido, como aceitar que o contrário seja real?

A corrupção, que engole nosso dinheiro e nos priva de educação, saúde, moradia e emprego de qualidade, é uma ação amplamente aceita por todos aqueles que votam em troca de favores, que só colaboram com suas correntes políticas, que aceitam esquemas e que usam a ingenuidade e a gratidão do povo para se perpetuar no poder.


Infelizmente a fórmula da corrupção é injetada em nossas vidas desde a infância e é forte o suficiente para transformar um médico(salvador de vidas) em um monstro (caçador de futuros) em frações de segundos. Façamos um exame de consciência e coibamos a falta de ética e de moral dentro de nossas casas e de nossas vidas, esse será o primeiro passo para a construção da verdadeira democracia.


Por: L. Gonçalo.

FOTO:dibjr.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário