terça-feira, 18 de junho de 2013

BRASILEIROS CLAMAM POR MUDANÇAS NO PAÍS




BRASILEIROS VÃO AS RUAS EXIGIR MELHORIAS NOS SERVIÇOS PÚBLICOS



Depois de muitos anos sem uma manifestação popular nacional a população brasileira começou uma discussão nas mídias sociais que extravasou o universo digital e ganhou as ruas dos grandes centros urbanos.

O aumento das passagens de ônibus nas capitais brasileiras foi o estopim para os protestos iniciados há duas semanas atrás, que foram marcados por reações violentas e uma cobertura tendenciosa da mídia. Mas ontem a população surpreendeu o poder público com um protesto legítimo e pacífico que mostrou o senso crítico de um povo cujos direitos vem sendo tolhidos com mais impostos e péssimos serviços públicos.  

Foi por isso que a população de 12 capitais e 16 cidades do interior realizaram passeatas, em sua maioria pacífica e gritaram sua insatisfação com os rumos da administração pública. Um movimento que ultrapassou as fronteiras brasileiras, ganhou manifestações nos Estados Unidos e virou notícia no mundo. (G1-SP, 2013)

O aumento das passagens de ônibus abriu um leque de reivindicações pela liberdade expressão, contra a homofobia e o Estatuto do Nascituro, pela segurança dos ciclistas e skatistas, contra à construção da Usina de Belo Monte, contra os gastos em obras para a Copa do Mundo, contra a corrupção, por mais investimentos em saúde e educação, pela distribuição de terra, contra o aumento do custo de vida nas cidades e contra a Proposta de Emenda Constitucional 37, que reduz o poder de investigação do Ministério Público.

Os protestos em Juiz de Fora(MG), Poços de Caldas(MG), Viçosa (MG), Curitiba(PR), Foz do Iguaçu ,Londrina (PR), Ponta Grossa(PR), Belém (PA), Recife (PE), Campos dos Goytacazes(RJ), Três Rios(RJ), Porto Alegre (RS), Novo Hamburgo (RS), Araraquara (SP), Bauru (SP), Guarujá (SP), Itapetininga (SP), Santos(SP), Pindamonhangaba(SP), Votuporanga(SP), São Paulo(SP), Maceió(AL), Brasília (DF) , Salvador (BA), Fortaleza(CE), Rio de Janeiro e demais cidades contaram com um público de mais de 250 mil pessoas reivindicando mais atenção e atitude do governo. (IDEM, 2013)

O recado foi dado e os políticos perceberam o nível de insatisfação do povo que recebeu o apoio da imprensa. Hoje, nossa excelentíssima presidenta assegurou a liberdade de manifestação e se posicionou aberta ao diálogo. Apesar de uma minoria de manifestantes terem utilizado de vandalismo o movimento foi um marco e já produziu bons resultados como a redução do preço das passagens de ônibus em algumas capitais.

Pra mim a imagem da tomada do Congresso Nacional é o sinal de uma Brasil diferente, que está buscando novos rumos. Espero que o movimento não pare e que a partir de hoje nossa população se posicione de uma forma mais participativa. Afinal o que testemunhamos ontem foi um encontro de várias gerações bradando pelo mesmo objetivo,  um Brasil melhor. 

Pode-se dizer que depois do dia 17 de junho de 2013,  o povo brasileiro despertou!

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA: 


G1-SP. Protestos pelo país reúnem mais de 250 mil pessoas. Disponível em:http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/06/protestos-pelo-pais-reunem-mais-de-250-mil-pessoas.html . Publicado em: 18/06/2013. Acesso em:18/06/2013.

FOTO: Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário