terça-feira, 14 de maio de 2013

ENTENDA A VISÃO DO TODO E VEJA O MUNDO DE OUTRA FORMA -BRASIL




O QUE É HOLISMO?


Holismo é uma palavra de origem grega que significa todo. O princípio geral do holismo parte da ideia de que as propriedades de um sistema não pode ser explicado pela soma dos seus componentes porque é o sistema, como um todo, que determina o comportamento das partes. Aristóteles ratifica essa ideia ao afirmar que “o todo é maior do que a simples soma das suas partes”. (EDUCAÇÃO,2012)

Essa visão do mundo como um todo integrado é chamada de  não-reducionismo e se opõe  ao pensamento cartesiano  e ao materialismo. O princípio do holismo foi discutido por diversos pensadores ao longo da História, mas o francês Augusto Comte (1798-1857) foi o primeiro filósofo a instituir o conceito para a ciência ao sobrepor a importância do espírito de conjunto (ou de síntese), sobre o espírito de detalhes (ou de análise). 

Para o sociólogo e médico Nicholas A. Christakis "nos últimos séculos o projeto cartesiano na ciência tem sido insuficiente ou redutor ao pretender romper a matéria em pedaços cada vez menores, na busca de entendimento”. A partir dessa discussão várias áreas do conhecimento começaram a desenvolver métodos, experiências, projetos e ações que integram essa forma de pensar. Isso aconteceu na medicina com o termo Medicina Holística, que refere-se à abordagem no tratamento médico baseada na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado.(CHRISTAKIS,2011)

O holismo é uma abordagem extremamente importante num mundo que precisa entender a interdependência do homem com o ambiente e criar estratégias para solucionar os problemas mundiais. E quando falamos de meio ambiente esse conceito do todo é realmente indispensável. O fato é que a visão holística tão comum no oriente ganha espaço no ocidente e proporciona um aprofundamento do conhecimento em todas as áreas.

Veremos como a medicina aplica esse conhecimento na próxima  postagem.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIAS:

EDUCAÇÃO, Portal. Holismo e Visão Sistêmica (em inglês). Publicado em: Educação 11/12/ 2012. Acesso em: 02/01/ 2013.

CHRISTAKIS,  Nicholas A., Shorthand abstractions and the cognitive toolkit. Publicado em: 2011. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Holismo .

FOTO: asomadoholismo.blogspot.com.br

Um comentário: