domingo, 7 de abril de 2013

POLÍTICAS PÚBLICAS - MUNDO



Foto: mulheresacorrentadaseescrevizadas.blogspot.com


EMPODERAMENTO FEMININO

A violência contra a mulher é um tema latente que aflige a população mundial e cuja causa se mostra nebulosa ou sem justificativa. Para algumas mulheres a única saída é calar e aguentar as sessões de violência. Mas por que as mulheres se sujeitam a isso? Por que não deixam seus agressores e buscam uma nova vida? Esse tipo de situação acontece porque a maioria das mulheres agredidas depende financeiramente de seus companheiros e temem pelo sustento de seus filhos.

É por questões financeiras que muitas mulheres baixam a cabeça e se calam. O que essas mulheres precisam é de empoderamento, ou seja, da aquisição da emancipação individual para a superação da dependência social e dominação política. O empoderamento feminino é o rompimento com as relações patriarcais de dominação e a garantia de autonomia referente ao controle do corpo, da sexualidade, do direito de ir e vir. Mas esse rompimento não é fácil depende de uma nova concepção de poder democrático que possa construir novos mecanismos de responsabilidades coletivas e de tomada de decisões.

As Organizações das Nações Unidas (ONU) já declararam que o fim dos problemas sociais está atrelado as mulheres, são elas as responsáveis pela humanização e pela replicação de ações, atitudes e posturas necessárias à mudança de problemas sociais latentes. Também são as mulheres os seres que mais sofrem as opressões e problemas socioeconômicos mundiais. Por isso a ONU criou o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher cujo objetivo é a promoção da equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia e a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

A ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, que são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres estabelecidos pela ONU são:
1. Estabelecimento da liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
2. Tratamento igualitário de mulheres e homens no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
3. Garantia de saúde, segurança e bem-estar das mulheres e homens que trabalham na empresa;
4. Promoção da educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Apoio ao empreendedorismo de mulheres e promoção de políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
6. Promoção da igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
7. Medição, documentação e publicação dos progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Em 2012 a Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), entidade brasileira, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram um memorando que reforça o compromisso da entidade com o empoderamento das mulheres. No documento a AME se compromete a contribuir com a promoção dos direitos das mulheres, fortalecimento do empreendedorismo e a independência financeira das brasileiras de baixa renda através de ações conjuntas para oferecer oportunidades a mulheres em situação de violência doméstica e vítimas de violência urbana.

De acordo com dados da AME, 42 empresas brasileiras já aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres e o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com maior número de participantes do pacto.

O empoderamento feminino reforça a capacidade de liderança feminina e dá as mulheres voz ativa na sociedade. Se você é empresário, repense sua atuação no mercado e participe desse movimento. Se você é consumidor dê preferência as empresas socialmente comprometidas e aos produtos de  cooperativas de mulheres. São ações como essas que fazem diferença.

Por: L. Gonçalo.



Veja a música tema da luta feminina contra as desigualdades:




Referências:

AME. Dsiponível em: < http://www.amedf.org.br/ >. Acesso em: 05/0/13.
CHAGAS, Joana. Princípios de Empoderamento das Mulheres: igualdade significa negócios.Disponível em:<http://www.unifem.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=167933>. Acesso em: 03/04/13.
ONU. Empoderamento das mulheres. Disponíel em: <http://www.pnud.org.br/EmpoderamentoMulheres.aspx>. Acesso em: 03/04/13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário