segunda-feira, 8 de abril de 2013

LIXO - RIO DE JANEIRO-RJ


Foto: L. Gonçalo 


DINHEIRO JOGADO NO LIXO: RIO DE JANEIRO É 9ª CIDADE MAIS SUJA DO MUNDO




Uma das cidades mais visitadas do mundo foi considerada a 9ª cidade mais suja do mundo. Como isso é possível? A cidade do Rio de Janeiro tem um orçamento anual de 1,2 bilhão de reais para a coleta e destinação dos resíduos sólidos e mesmo assim enfrenta problemas com a coleta de lixo. Só em 2012, a cidade gastou 600 milhões de reais para retirar lixo das ruas, praias e avenidas. Segundo o jornalista André Trigueiro, se a Prefeitura do Rio tivesse economizado 15% desse dinheiro daria para construir 1.184 casas populares, 30 Clínicas da Família e 22 Creches Modelo.

O Rio de janeiro possui a maior organização de limpeza pública da América latina. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) é responsável pela limpeza urbana no município do Rio de Janeiro, tendo como principais atribuições: Coleta domiciliar; Limpeza dos logradouros públicos, das areias das praias, de parques públicos, do mobiliário urbano, dos túneis, viadutos, de hospitais públicos; Coleta e destinação adequada de todos os resíduos produzidos em unidades de saúde localizadas no município do Rio de Janeiro; Transferência, tratamento e disposição final do lixo.

Mesmo sendo uma das empresas de limpeza urbana mais eficientes do mundo não está sendo fácil para Comlurb conservar a cidade limpa  e otimizar custos. Só para se ter uma ideia, na Av. Rio Branco, uma das mais frequentadas da cidade, existem 100 lixeiras e mesmo assim para que a referida avenida fique transitável são necessários 16 garis, trabalhando quatro vezes ao dia, para recolher mais de meia tonelada de lixo.

Mas se o Rio de Janeiro tem uma empresa de coleta de resíduos eficiente, investe em equipamento e em estrutura, o problema do lixo na rua só pode ser falta de investimento na educação. Infelizmente esse não é o problema. A Comlurb investe na educação e na preservação ambiental e a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro estimula mais de 600 mil alunos, através de material didático próprio, a proteger e conservar o meio ambiente.

A conclusão desse cenário de desperdício só pode está dentro de casa. O fato é que vivemos a sociedade do individualismo. Deixamos de repassar o respeito pelo próximo, a importância da cidadania e deixamos de respeitar o bem comum. Se é assim, de que adianta a escola ensinar a não jogar o lixo na rua se os pais jogam a lata de cerveja no rio e deseducam seus filhos? Jogar o lixo no lixo, uma simples atitude que pode evitar que milhões de reais sejam jogados na lixeira.

Por: L. Gonçalo.

Fontes: 




Veja a Reportagem de André Trigueiro no Site:






Nenhum comentário:

Postar um comentário