sexta-feira, 19 de abril de 2013

LIXO ELETRÔNICO - BANANEIRAS-PB


Foto: Greenpeace


CIDADE DE BANANEIRAS ANUNCIA MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO



A cidade de Bananeiras-PB realizará, de 29 de abril a 01 de maio, o “1º Mutirão do Lixo Eletrônico”. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal de Bananeiras e do Departamento de Meio ambiente. Com o slogan “A natureza não criou esse material” a prefeitura esperar recolher uma boa quantidade de lixo eletrônico evitando que esse material seja encaminhado ao lixão.

A atitude da prefeitura de Bananeiras reflete a adoção da Política Nacional de Resíduos Sólidos (  Confira nova Lei aqui) que obriga a população a cuidar do lixo eletrônico. Mas afinal o que é lixo eletrônico?

O Lixo Eletrônico é todo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. São exemplos de lixo eletrônico: monitores de computadores, telefones celulares, baterias, televisores, câmeras fotográficas, impressoras e afins.

Com o avanço tecnológico o uso de equipamentos eletrônicos subiu no mundo todo e quando o equipamento apresenta defeito ou se torna ultrapassado o descarte é quase que inevitável. O descarte de equipamentos eletrônicos já atingiu o número de 500 milhões de toneladas no mundo. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Brasil é o país emergente que mais gera lixo eletrônico, estima-se nosso país produzirá 680 mil toneladas/ano de resíduos eletrônicos até 2030. Outro dado preocupante é que, até 2020, o volume de resíduos procedentes de computadores crescerá 400% em países como a Índia e a África do Sul. (PESQUISA,2013)

Mas esse descarte não pode ser feito diretamente no meio ambiente. O fato é que o lixo eletrônico possui substâncias químicas em sua composição que podem provocar contaminação do solo e água. Estas substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões ou na rua.

Para evitar a contaminação do meio ambiente é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. Um exemplo simples é entregar aparelhos celulares e baterias nas empresas de telefonia celular, outra opção é doar equipamentos em boas condições para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital.

Como se vê o lixo eletrônico é um problema global e necessita de políticas públicas, como a da cidade de Bananeiras, para que a Política Nacional e Resíduos Sólidos seja implantada e cumprida.

Por: L. Gonçalo.

FONTES:
PESQUISA, Sua. O que é lixo eletrônico. Disponivel em:http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_eletronico.htm. Acesso em 18/04/2013.



Aqueles que moram em São Paulo podem acessar o site abaixo e programar sua coleta de lixo eletrônico:

Para aqueles que querem saber mais podem acessar sobre a temática podem consultar os links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário