sexta-feira, 19 de abril de 2013

VAMOS PARA MARTE?

Marte o planeta vermelho

VIAGEM A MARTE: REALIDADE OU FICÇÃO?

       
Você gostaria de morar em Marte? Não estou falando de nenhuma cidade com o mesmo nome do planeta vermelho e sim do próprio. A organização holandesa, Mars One, abrirá brevemente inscrições para voluntários que quiserem colonizar Marte.


Mas há um probleminha, a passagem será apenas de ida, ou seja, não se tem direito a arrependimento. Mesmo assim, por incrível que pareça, a Mars One, já tem os dados de milhares de possíveis candidatos.


O fundador da "Mars One", Bas Lansdorp, explicou sobre o voo e quais as características que as pessoas devem ter para serem escolhidas. Os voluntários precisarão ser resistentes, flexíveis e engenhosos.


As pessoas enfrentarão uma viagem que pode durar de sete a oito meses, e na qual devem perder massa óssea e muscular. O projeto, desde a seleção até a viagem das pessoas, será transmitido pela TV, como num "Big Brother". A viagem é só de ida, pois depois de passar um tempo vivendo no campo gravitacional bem mais fraco de Marte, será quase impossível se reajustar à gravidade mais forte da Terra.

Meio-ambiente hostil. 

Superfície de Marte


Olhando a foto acima você pode perceber que Marte é um planeta desértico e com uma paisagem monótona, como se não bastasse isso não tem atmosfera respirável, é quase um vácuo, e tem uma superfície radioativa. Ou seja, viver lá seria dureza. Você teria que usar trajes espaciais pra dar uma voltinha na superfície, teria que reciclar água, produzir comida e ar, se é que é possível, viveria em estações apertadas, similares as polares, e inúmeros outros problemas relativos à distância e ao isolamento em relação à Terra. Sabendo disso como explicar que milhares de pessoas "corajosas", ou loucas se quiser, queiram ir para lá? 

Por incrível que pareça, na maioria dos casos, é a vontade de deixar as preocupações da vida na Terra pra trás e pela esperança de uma vida melhor. Putz!!! A vida na Terra tá tão ruim assim? Não sou rico, não vivo em país de 1o mundo, tenho os meus problemas, mas ir para Marte com passagem só de ida? Prefiro ir pra Itacaré. Tô fora...






Mais importante para a humanidade do que ir para Marte, é desenvolver nossa civilização e preservar o planeta no qual nós já estamos. Acabar com as diferenças sociais, obter um equilíbrio ambiental e unir as pessoas em prol do bem comum. Sei que isso é utópico, mas a esperança permanece. Pois a civilização humana ainda tem muito que evoluir.  

Independentemente se esse projeto vai dar certo ou não, um dia os seres humanos irão a Marte. Se a humanidade terá apenas postos avançados ou suntuosas cidades no planeta vermelho, só o tempo dirá. Marte está lá há sei lá quantos milhões de anos e deve continuar por mais uns tantos. A passeio eu adoraria ir até lá, mas não estou tão aborrecido da vida pra querer ir morrer em Marte.

Só espero que os seres humanos tomem jeito, e não destruam a Terra a tal ponto que fique igual a Marte. Pois é bem mais fácil preservar a Terra e recuperar o que já foi degradado, do que encontrar uma outra “Terra” e se mudar para lá.  


Por: Fábio Carvalho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário