terça-feira, 26 de março de 2013

TEMPESTADES SOLARES


TEMPESTADES SOLARES AMEAÇAM A COMUNICAÇÃO DO PLANETA



No último dia 17 de março de 2013 o Observatório de Dinâmica Solar (SDO) anunciou a tempestade solar mais forte do ano. O sol tem ciclos de atividade com períodos mais e menos intensos que acontecem ao longo de aproximadamente 11 anos. Durante 2012 e 2013, espera-se que tanto a frequência quanto a intensidade desses acontecimentos aumentem porque 2013 é o auge de um desses ciclos.

“As tempestades são causadas por manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético.”(GALILEU, 2013)

Segundo Vanessa Daraya (EXAME, 2013), as erupções solares são classificadas de acordo com o seu brilho em raios-X em um determinado intervalo de comprimento de onda. A última tempestade foi classificada como média intensidade, tipo M, porque este tipo de erupção solar afeta os pólos.

Pesquisadores britânicos afirmam que essa supertempestade é um evento de proporções raras. A próxima tempestade deve ser parecida com o Evento de Carrington, que aconteceu em 1 de setembro de 1859, quando postos de telégrafo pegaram fogo, as redes tiveram grandes interrupções e foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra.
Mas por que essa preocupação com as tempestades solares? Porque elas afetam a comunicação na Terra podendo causar bloqueios nas emissões de rádio, redes de energia e operações por satélite e esses bloqueios podem ser mais impactantes no mundo atual em virtude da grande dependência tecnológica. De acordo com os cientistas a próxima tempestade solar traria consequências para equipamentos eletrônicos (como satélites, comunicações por rádio, GPS, transformadores e linhas de transmissão de alta tensão) causando um colapso nos sistemas de comunicação, nos automóveis e na aviação.

De acordo com a Revista Galileu na semana passada, quando aconteceu a última tempestade solar, as rotas aéreas foram refeitas, desviando do Pólo Norte para evitar interferências nos sistemas de navegação das aeronaves. Mas isso só foi possível graças a previsões antecipadas que também podem salvar os satélites de serem destruídos.

As previsões de tempestades solares são feitas desde 2010, através Laboratório de Dinâmica Solar da Nasa, que envia imagens do Sol para os cientistas em tempo real permitindo uma previsão com uma margem de erro de apenas 13 minutos. Apesar deste avanço ainda não é possível medir a intensidade da tempestade. A medição do efeito eletromagnético na Terra só é feita após a onda atingir outro equipamento da Nasa, o Explorador Avançado de Composição, que é capaz de fazer essa medição.

Um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos calculou que o dano econômico de uma tempestade nessas proporções pode ser entre 1 e 2 trilhões de dólares no primeiro ano e a recuperação completa de todas os perdas causadas pode demorar de 4 a 10 anos, apenas nos EUA.

Apesar da última grande tempestade solar não ter causado dano considerável ao nosso Planeta é importante entender que esses eventos não têm relação com o aumento de temperatura da Terra. Significa dizer que após uma tempestade solar a energia liberada por essas explosões chega por aqui e interage com o campo magnético da Terra causando uma tempestade eletromagnética. Esse fenômeno aumenta a corrente de todos os aparelhos que usam circuitos elétricos e não suportam tanta energia podendo ser danificado.

Vale lembrar que essas tempestades não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra, como afirma Adriana Valio, astrofísica e presidente da Sociedade Astronômica Brasileira.  


Por: L. Gonçalo.



REFERÊNCIAS:
DARAYA, Vanessa. Nasa Anuncia tempestade solar. In: Revista Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/nasa-anuncia-tempestade-solar-mais-intensa-do-ano . Acesso: 17 de março de 2013.
GALILE, Revista. Prepare-se: Tempestades solares fortes estão chegando. In: Revista Galileu. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI292917-17770,00-PREPARESE+TEMPESTADES+SOLARES+FORTES+ESTAO+CHEGANDO.html . Acesso em: 21 de março de 2013.




Para àqueles que ficaram curiosos fica aqui um vídeo da tempestade solar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário