domingo, 19 de abril de 2015

Construções com iniciativas sustentáveis terão descontos fiscais no Rio

capa-rio.jpg
“Nós buscamos aumentar o número de edificações sustentáveis e atingir um patamar de cidades europeias e norte-americanas", Pedro Rolim, arquiteto da prefeitura/Foto:
kaysha

Um decreto assinado na prefeitura na segunda-feira, 11 de junho, lançou oficialmente o selo Qualiverde na capital fluminense. Com ele, construções e empreendimentos com iniciativas sustentáveis poderão obter descontos de até 50% ou mesmo isenção de algumas taxas, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além da redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
 
De acordo com a prefeitura, a finalidade da medida é incentivar e aumentar “consideravelmente” o número de empreendimentos imobiliários que pratiquem ações de sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro. 

“Nós buscamos aumentar o número de edificações sustentáveis na cidade, atingindo um patamar de cidades europeias e norte-americanas, que possuem uma média de 15% de construções sustentáveis no hall de suas novas obras”, declarou Pedro Rolim, arquiteto da Secretaria Municipal de Urbanismo.

O objetivo da prefeitura com a certificação é estender as ações de sustentabilidade ao maior número possível de novas construções, beneficiando também edificações que sofram grandes reformas ou algum "retrofit" (modernização dos equipamentos).

Práticas sustentáveis

Algumas ações e práticas que serão listadas no manual elaborado pelas secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente não são novidades no mercado de construção. Elas incluem telhado verde, uso de energia solar para o aquecimento da água e iluminação eficiente. Segundo Pedro Rolim, cada uma dessas ações tem uma pontuação específica.
A iniciativas serão avaliadas e o prédio que atingir 60 pontos ganha a certificação Qualiverde. Caso consiga 100 pontos, recebe o selo Qualiverde Total.

O arquiteto explica que as ações de responsabilidade estão acontecendo com muita força e o país recebe cada vez mais novas tecnologias. A qualificação em forma de decreto serve para que a prefeitura tenha agilidade necessária para acompanhar as inovações tecnológicas que chegam ao mercado.
Com informações da Agência Brasil.

FONTE:

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/junho/empreendimentos-imobiliarios-sustentaveis-terao#ixzz3W6JonTbr
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Nenhum comentário:

Postar um comentário