segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PESQUISA REVELA QUE CELULAR POSSUI MENOR CICLO DE VIDA ENTRE ELETRÔNICOS




Os produtos eletrônicos deveriam ser bens duráveis, mas a estratégia da indústria de criar itens obsoletos é um forte estímulo ao descarte antecipado e a alta produção de lixo. Essa constatação foi feita por uma pesquisa que listou o uso e descarte de aparelhos eletrônicos utilizados pelas famílias brasileiras.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor(IDEC) e a Market Analysis, instituto especializado em pesquisas de opinião, entrevistaram 806 homens e mulheres, de 18 a 69 anos, de diferentes classes sociais em nove capitais brasileiras e descobriram que celulares, computadores e micro-ondas são os itens eletrônicas com menor duração. De acordo com a pesquisa a troca dos aparelhos eletrônicos se dá por motivos econômicos, sociais e técnicos. A população de renda mais baixa troca um aparelho por problemas no funcionamento, enquanto a classe mais alta substitui em busca de atualizações tecnológicas. A pesquisa também constatou que a falta de assistência técnica e a demora no concerto dos aparelhos acaba motivando a compra de um novo aparelho e que 60% mulheres trocam os celulares por mau funcionamento enquanto 55% dos homens costumam substituí-los para adquirir um modelo mais moderno. (VIVO, 2014)

Enquanto o fogão, a geladeira e a televisão duram pelo menos dez anos os celulares são trocados basicamente para uso de uma nova tecnologia. O que as pessoas esquecem é que a função primeira do telefone é estabelecer a comunicação através de sinais elétricos nas vias telefônicas, ou seja, o objetivo era aproximar as pessoas. Mas com a popularização do celular e o acesso a Internet o aparelho criou um espaço social virtual que está afastando as pessoas do mundo real e criando uma sociedade imediatista que vive de aparências.

O dado que mais me chamou a atenção na referida pesquisa foi o fato de 81% dos entrevistados não cogitam consertar o aparelho, o que para muitos seria justificado pelo preço e demora do serviço, mas para mim é o reflexo de uma sociedade superficial e frágil que “necessita da ilusão de um mundo conectado onde sua opinião, seja através de curtidas ou de comentários, é tão necessária quanto a de cientistas renomados”. Enquanto esse cenário perdurar o volume de lixo vai aumentar, as matérias primas diminuíram e o consumismo reinará.

Por: l. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

VIVO, Ciclo. Celular possui menor ciclo de vida entre eletrônicos. Disponível em: http://ciclovivo.com.br/noticia/celular-possui-menor-ciclo-de-vida-entre-eletronicos .Publicado em:18/02/14. Acesso em: 23/02/14.


Foto: Ciclo Vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário