sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LÍNGUA SEM PALAVRAS

Foto: www.examedevista.wordpress.com


É fato que as línguas são dinâmicas e sofrem modificações ao longo do tempo. E nós, falantes, somos os responsáveis por isso. Mas, nas últimas décadas, as mudanças gráficas observadas em nossa Língua Portuguesa chegam a assustar, principalmente, aos seus defensores.

A velocidade do mundo moderno “obrigou-nos” a agir com rapidez na transcrição de nossos pensamentos, nossas ideias, e para atender essa imposição cometemos sacrifícios: cortamos letras e passamos a registrar vocábulos “mutilados”. O que antes parecia impensável em nossa língua, agora é prática constante. Palavras grafadas apenas com consoantes são tão comuns hoje, que chegam a saltar das telas digitais para o papel da produção textual inconscientemente. Um simples bilhetinho de um amigo para outro mais parece uma mensagem codificada do serviço secreto. Quase indecifrável! É a língua das reduções, das siglas, dos fonemas sem símbolos ou com símbolos a mais.



A acessibilidade a internet tem acelerado e propagado essas mudanças estranhas na forma de escrita, trazendo preocupações para os admiradores da velha e bela grafia vocabular da língua herdada de nossos colonizadores. Mesmo aqueles que estão iniciando o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética já fazem uso do “internetês” com destreza. Porém, na hora de mostrar suas habilidades com a escrita padrão as dificuldades afloram e a desculpa de praxe é “o português é muito difícil”. 

O que parece é que as redes sociais têm sido o grande algoz da língua. Os nossos jovens escritores passam horas a fio treinando a tal escrita sintetizada nos bate-papos e esquecem que na vida real ela não tem eficiência em todas as situações comunicativas. E isso já se reflete nas salas de aula e nas pérolas textuais dos vestibulares por aí afora.

As transformações na língua são, naturalmente, esperadas. Mas, a questão a ser pensada é até que ponto essas “novas escritas” são positivas e que conseqüências trarão para nossa identidade linguística? Que rumo nosso sistema de escrita está tomando? O que mais vamos massacrar em nossa Língua Portuguesa? 

Por: *Jaqueline Moreira de Brito 

* Jaqueline é formada em Letras, Habilitação Língua Portuguesa, graduanda em Pedagogia, especialista em Ensino e Aprendizagem e professora da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB e Remígio-PB. 

Alguns exemplos das aberrações encontradas por aí:


Foto:www.jakelinemagna.blospot.com

Foto: www.linguaportuguesa-lucas.blospot.com

 Foto: www.zonaribeirinha.wordpress.com

 Foto: www.nady-amoamar.blogspot.com






2 comentários:

  1. GRANDE MAIORIA DE JOVENS COMEM AS LETRAS, NAO SEI QUE MODERNISMO E ESTE, COM A COMPLETA FALTA DE CAPACIDADE , QUE SE TORNAM ANALFABETO MESMO ESTUDANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o texto explica é um processo de transformação da língua, que nem sempre é positiva. Obrigada por ler e comentar nossa postagem.

      Excluir