quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

MT CRIA LEI QUE ESTIMULA O PLANTIO DE ÁRVORES A PARTIR DA VENDA DE CARROS





Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram a lei que obriga as concessionárias a plantarem uma árvore a cada carro zero quilômetro vendido no estado. A aprovação derrubou o veto do governador Silval Barbosa (PMDB) e pretende amenizar os danos ambientais causados pelos gases poluentes emitidos pelos automóveis. (G1, 2013)

Pela lei, que entrará em vigor em 2014, o plantio das árvores deve privilegiar as espécies da área e poderá ser feito  em Áreas de Preservação Permanente (APP),em locais públicos e em  propriedades particulares. O reflorestamento poderá ser utilizado para a venda de créditos de carbono e para o corte de madeira (depois de 10 anos do plantio) desde que receba o aval da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). (IDEM, 2013)

Considerando que apenas em 2012 foram vendidos mais de 214 mil  veículos novos no estado de Mato Grosso, a lei trará grande contribuição para o meio ambiente além de ser uma boa iniciativa para mitigação da emissão de poluentes dos veículos automotores, mas a referida lei necessitará de acompanhamento do Ministério Público para sair do papel, visto que são as concessionárias que devem definir os programas de plantio dessas árvores no estado.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


G1. Lei obriga plantio de uma árvore a cada carro zero vendido no MT. Disponível em:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/12/lei-obriga-plantio-de-uma-arvore-cada.html . Publicado em: 26/12/13. Acesso em: 26/12/13.

Foto: Dreamstime

Nenhum comentário:

Postar um comentário