quarta-feira, 7 de agosto de 2013

NY DIVULGA NOVO ESQUEMA DE COLETA E COMPOSTAGEM DE LIXO ORGÂNICO


NY QUER REDUZIR LIXO ORGÂNICO


Para reduzir drasticamente o volume de lixo e os custos da coleta, Nova York cria novo esquema de coleta e compostagem de lixo orgânico. Apesar da temática do lixo não ser prioridade para os nova-iorquinos, o prefeito Michael Bloomberg, anunciou que o Departamento de Saneamento da cidade começou a coletar dejetos orgânicos em comunidades-piloto de toda Nova York, e o objetivo final é tornar a coleta obrigatória até 2016. A iniciativa faz parte do plano de reduzir em 75% o lixo urbano que chega aos lixões até 2030. (STRELAU, 2013)

A coleta dos resíduos orgânicos além de aliviar a carga ambiental da cidade pode ser transformado em compostagem( fertilizante orgânico)  e em energia renovável (biogás) mediante decomposição anaeróbica (ausência de oxigênio). Além dessas alternativas já existe tecnologia para transformar o lixo em um combustível limpo conhecido como éter dimetílico (substituto do óleo combustível) que poderia abastecer os caminhões de lixo.

A coleta do resíduo orgânico tem um impacto relevante nas despesas com lixo. Para se ter uma noção Nova York produz mais de 14 milhões de toneladas anuais, a um custo de US$ 86 por tonelada mais o transporte, se os moradores da cidade separarem a matéria orgânica do resto do lixo, a prefeitura reduziria em 1,2 milhão de toneladas o lixo dos aterros sanitários e economizaria até US$ 100 milhões ao ano.(IDEM, 2013)

A mudança de atitude é o principal desafio que a cidade terá que superar nos próximos meses e a ênfase na economia é essencial para promover esta política, que no momento é voluntária, e no futuro será obrigatória e com multa para quem não cumpri-la. Seguindo os passos de cidades como São Francisco e Seattle, Nova York servirá de inspiração para outras metrópoles do mundo que não poderão alegar inviabilidade para um projeto simples e de impactos significativos no ambiente.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

STRELAU, Carol (Postagen). Até casca de batata. In: Envolverde. Postado por: Ecoação. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/08/ate-casca-de-batata.html#more . Postado em: 05/08/2013. Acesso em: 05/08/2013.

Foto: www.fragmaq.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário