segunda-feira, 1 de julho de 2013

VERGONHA NACIONAL: SAIBA QUANTO CUSTA UM DEPUTADO FEDERAL



VERBA PARLAMENTAR É MAIS UMA VERGONHA NACIONAL



Quando se pensa no custo de um parlamentar no Brasil a primeira preocupação é o salário, mas o que é realmente absurdo são as verbas parlamentares. Os 513 deputados federais correspondem a um custo altíssimo que coloca as prioridades do país em xeque. Para que o leitor possa entender o que estou falando exporei os dados da ONG Transparência Brasil divulgados em 2010 na revista Super Interessante (todos os valores citados estão disponíveis no artigo da referida revista). 

Os números são impressionantes. Cada um dos deputados federais tem direito a 60 mil reais mensais para gastar com material de escritório e pagar até 25 assessores parlamentares. Eles tem direito a 15 mil reais mensais para gastos com gasolina, comida, hospedagem, aluguel de escritório e consultorias. Mas como o político é um ser muito confiável, não existe nenhuma regra que defina o que é considerado consultoria, cabe ao deputado definir o que é e contratar o serviço.

O salário líquido do parlamentar em 2010 era de R$16.512,09 com direito a 13º salário e mais dois salários extras no início e no fim do ano legislativo porque todo mundo sabe que começo de ano é sempre difícil. Eles também recebem 4 mil reais para gastar com telefone, banda larga e serviços de correspondências e 3 mil reais de auxílio moradia. E para que não haja discriminação estes auxílios também são destinados a deputados do Distrito Federal.

Um bom representante público precisa estar informado, por isso eles recebem mil reais mensais para assinar revistas e jornais e para mandar imprimir o que acharem necessário. Para garantir os mesmos direitos do cidadão (saúde, educação, moradia,cultura,lazer e etc),  eles recebem 8 mil reais para assistência médica com direito a reembolso médico ilimitado e 9 mil reais de passagens aéreas de ida e volta de Brasília para o estado que representam.

O custo total mensal de um deputado em 2010 era de R$166.512,09. É justo?

Só não entendo porque podendo contratar tanta gente para auxiliá-los e ganhando mais que a Presidenta da República eles tenham tanta dificuldade de cumprir horário, de trabalhar pelo povo, de votar melhorias para a população. É porque não existem exigências nem regulação. Como um país que garante que todos somos iguais perante a constituição,  cobra de um trabalhador no mínimo 40 horas semanais, volume de produção, cumprimentos dos requisitos para provimento de cargo e lhe dá em troca Sistema Único de Saúde, Escola Pública de péssima qualidade, Universidades ainda sucateadas, salário mínimo, impostos altos e moradia a sua sorte?  

É realmente um pena ver que o povo brasileiro tem que cumprir vários requisitos enquanto nossos representantes, pagos pelos nossos impostos, só precisam saber ler e escrever e ser eleitos pelo povo! É revoltante saber que depois de anos de estudo e dedicação para ser uma professora universitária um decreto presidencial proíbe a investidura no magistério superior sem o doutorado. As vagas de professores assistentes deixarão de existir? Eu, uma pessoa pós-graduada, não posso nem concorrer a um cargo na minha área, mas qualquer um e, realmente qualquer um no Brasil pode nos representar e ganhar fortunas pra fazer nada.

É inescrupuloso gastar tanto dinheiro público com pessoas que não tem qualificação compatível com a remuneração e condenar cidadãos que estão se dedicando a uma carreira e que nunca poderão ganhar um salário de deputado. É inadmissível saber que um político pode contratar 25 assessores, alugar escritório, usar passagens aéreas sem necessidade de justificativa, receber auxílio moradia de luxo e pedir reembolso médico enquanto milhares de brasileiros não tem o direito de usufruir dos seus impostos com qualidade em nenhum momento de sua vida. Essa farra do dinheiro público não se reflete apenas na Câmara dos Deputados ela se estende ao senado e ministérios.  

E quando alguns políticos apoiam a obrigatoriedade da utilização do SUS e da educação pública para os familiares de parlamentares, eles simplesmente são ignorados e sabe por que? Porque o brasileiro, admita ou não,  apoia a facilidade. Reflitamos sobre isso.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:


URBIM,Emiliano; SANT´ANA, Thaís; GIANORDOLI, Gabriel e BITTENCOURT, Cássio. In: Super interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/quanto-custa-deputado-601265.shtml. Publicado em Agosto de 2010. Acesso em: 30/06/13. 

FOTO: Retirada do escorpioesmc.blogspot.com

8 comentários:

  1. Os políticos brasileiros continuam apostando na ignorância da população,por isso não investem em educação de qualidade,povo desinformado e mais fácil de manipular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ronaldo Moreira. Obrigada por ler e participar do nosso site.

      Excluir
  2. Excelente materia. Gostei de ver/ te conhecer.
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ler e participar de nosso site. Nosso objetivo é gerar informação e o diálogo.

      Excluir
  3. É uma aberração isso. Temos também esse tipo de problema nas assembleias estaduais e municipais. O dinheiro que vai pelo ralo é muito maior que o mencionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Os números mencionados na matéria são de 2010 e na realidade eles estimam a verba mensal, mas na prática sabemos que eles extrapolam o valor divulgado. A ideia da matéria é chamar a atenção para esse absurdo e tentarmos mudar. Caso contrário o salário de um vereador, de uma cidade de 17 mil habitantes, continuará a atingir a cifra de 9 mil reais. Parece estória, mas é real. Daí e a gente vê o que acontece na política. Agradeço pela leitura e comentário.

      Excluir
  4. O POVO BRASILEIRO DEVEM SABER DESSA ABERRAÇÃO DOS DEPUTADO, SENADORES , DEPUTADOS ESTADUAIS E VEREADORES. QUANDO VOTAR REFRITA ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Causar reflexão, esse foi o nosso objetivo. Agradecemos pela leitura e comentário.

      Excluir