segunda-feira, 22 de julho de 2013

EUA LANÇAM BOMBAS DESATIVADAS NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS




AUSTRÁLIA PERMITE O LANÇAMENTO DE BOMBAS DESATIVADAS NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS


A Força Aérea dos Estados Unidos lançaram durante uma operação de exercícios quatro bombas desativadas na zona da Grande Barreira de Corais da Austrália . O lançamento das bombas ocorreu no sábado (20), nas costas da região de Queensland, em um canal profundo para minimizar as possibilidades de danos aos corais. (PRESSE, 2013)

A Grande Barreira de Coral australiana pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos porque diferentemente do que se pensa, os corais não são rochas (minerais) e sim animais que compõe as estruturas dos recifes com milhares de milhões de minúsculos organismos, conhecidos como pólipos de coral. (WIKIPEDIA, 2013)

Apesar do governo americano e australiano afirmarem que as bombas desativadas representam um um risco mínimo para o público, o ambiente marinho ou a navegação civil que transita pela área a afirmativa é completamente contestável porque a Grande Barreira de Corais da Austrália é uma área de preservação com uma rica diversidade de fauna e flora, espécies endêmicas e espécies ameaçadas de extinção que já sofre os impactos do aquecimento global e que pode, em caso de explosão ou vazamento, ser impactada por essas bombas.

Por que com um oceano tão imenso e com locais com inúmeras fossas abissais os EUA e a Austrália escolheram justamente uma área próxima a Grande Barreira de Corais? O fato é que a escolha não foi questionada nem pela mídia nem pelos grupos ambientalistas. O que é um absurdo.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

PRESSE, France. Bombas desativadas são lançadas na Grande Barreira de Corais. In: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/avioes-americano-lancaram-bombas-desativadas-na-grande-barreira-de-corais.html. Publicado em 21/07q2013. Acesso em: 21/07/2013.

WIKIPEDIA. A grande barreira de corais da Austrália. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Barreira_de_Coral. Acesso em: 22/07/2013.


Foto: AFP Photo/Arquivo/Great Barrier Reef Marine Park Authority

Nenhum comentário:

Postar um comentário