domingo, 9 de junho de 2013

TV ANALÓGICA VAI MORRER

TV ANALÓGICA TEM PRAZO DE VIDA CURTO

Foto: Diário do Vale

Está em fase final de elaboração o plano de desligamento da TV analógica no Brasil. O plano está sendo realizado por um grupo formado por representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), e do Ministério das Comunicações e propõe um novo prazo para o desligamento das transmissões do sinal de TV analógica, aquela que assistimos em nossas antigas TV´s de tubo. O prazo começaria em 2015, isto nas grandes cidades, e terminaria em 2018 nas demais cidades do Brasil. O anterior era até junho de 2016.
O objetivo principal é desocupar a faixa de frequência da TV analógica, 700Mhz, para que a faixa seja usada na internet 4G. Quando este desligamento ocorrer, quem ainda tiver aparelhos de TV analógicos em casa, terá duas opções. A primeira obviamente, será jogar a TV fora e comprar uma digital. A segunda será comprar um conversor de digital para analógico, o qual chega a custar R$140; um bom dinheiro para você piorar a imagem da TV.

A ANATEL está estudando um meio de baratear os conversores, ou até mesmo doá-los, para que a população de baixa renda, possa ter acesso a eles, e não fique excluída do "direito" de assistir TV. Não precisando necessariamente comprar um aparelho novo. Há também um estudo para baratear os aparelhos de TV digital, para prioritariamente facilitar o acesso da população de baixa renda. 

De qualquer modo a população mais pobre não vai ficar sem ver TV, já que existem muitos interesses em jogo; principalmente da emissoras de TV, dos patrocinadores e do próprio governo. A TV aberta e gratuita é hoje, e aparentemente continuará a ser no futuro, um dos principais meios de propagação de informações de empresas e do governo, para o bem e para o mal da população. Os governantes estão cuidando disso.

Por: Fábio Carvalho.


FONTE: Revista Panorama Audiovisual/Maio-2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário