sexta-feira, 14 de junho de 2013

RIO TEM MAIOR EMPRESA DE LIMPEZA URBANA DA AMÉRICA LATINA E FIGURA ENTRE AS CIDADES MAIS SUJAS DO MUNDO - RJ




EFETIVO DA COMLURB SOFRE PARA MANTER A CIDADE LIMPA


Por incrível que pareça a maior organização de limpeza pública na América Latina, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), é uma das mais eficientes do mundo e mesmo assim não consegue manter a cidade limpa.

Responsável pela limpeza urbana no município, manutenção de áreas públicas e prédios municipais e  transferência, tratamento e disposição final do lixo, a Comlurb busca novas formas de otimização da coleta de resíduos e investe em equipamento e capacitação e  afim de ter empregados motivados, fiéis e pró-ativos e atingir a excelência nos serviços que presta à população da cidade.

Para garantir a excelência de serviços as ações operacionais da Comlurb incluem: Capina e roçada, coleta domiciliar, coleta e limpeza das ilhas, coleta e limpeza de hospitais municipais, coleta seletiva, coleta de resíduos extraordinários, resíduos biológicos e resíduos inertes, destinação dos resíduos removidos no Rio de Janeiro, instalação de ecopontos, limpeza, manutenção e vigilância de parques municipais, limpeza da Lagoa Rodrigo de Freitas, limpeza de encostas, limpeza de escolas, limpeza de eventos públicos, limpeza de praia, limpeza de praças e jardins, manutenção de mobiliário das praças, poda e destoca em áreas públicas, remoção de carcaças de veículos, remoção gratuita de entulho e bens inservíveis, limpeza de ralos e controle de vetores.

Além desses serviços a empresa também investe em pesquisa e educação e dispõe de um Centro de Pesquisas Aplicadas, um Centro de Informações Técnicas da Universidade Corporativa da Comlurb (UNICOM), um Galpão de Artes Urbanas e um Museu de Limpeza Urbana.

Como se vê é uma empresa capacitada para o serviço e mesmo assim a cidade do Rio  figura como a 9ª cidade mais suja do mundo. Do ponto de vista funcional e estrutural a Comlurb é uma empresa excepcional. Mas os problemas de coleta, o volume de resíduo produzido, e a destinação adequada engloba aspectos sociais que vão além das ações da Comlurb. Só para exemplificar, na rua onde moro a coleta de lixo é um desafio semanal para a Comlurb que  precisa fazer várias viagens para coletar o lixo. O problema acontece graças ao egoísmo anti-cidadão dos meus vizinhos que estacionam os carros na rua impedindo a passagem do caminhão coletor. No vídeo abaixo filme a saída de ré do caminhão da Comlurb para voltar uma hora depois e ter dificuldades de sair da rua.




Entendendo que a coleta em si não é suficiente para manter a cidade limpa a Prefeitura do Rio vai multar o cidadão que jogar lixo no chão a partir de julho. Quem sabe assim a população começa a colaborar.

Por: L. Gonçalo.



FONTE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário