quarta-feira, 12 de junho de 2013

DERRETIMENTO DE GELEIRAS CAUSA AUMENTO DE 30% DA ELEVAÇÃO DO MAR




GELO DOS CONTINENTES DERRETEM NA MESMA PROPORÇÃO DAS CALOTAS POLARES




Revista Science publica estudo sobre derretimento de geleiras e aumento do  nível dos mar. A pesquisa envolveu 16 pesquisadores de 10 países e revela que o derretimento das geleiras, que não se localizam nas regiões polares, foi responsável por 30% do aumento do nível do mar registrado entre 2003 e 2009.  (G1-SP, 2013)

Geleiras são áreas de acumulação de neve que leva à existência de um volume constante de gelo. Apenas 1% do volume de gelo da Terra se acumula nas geleiras que ficam em áreas montanhosas como os Andes e Himalaia.  Quando esse gelo derrete, dá origem a rios que vão desaguar nos oceanos. Cientistas revelaram que nos últimos 30 anos as geleiras do Himalaia diminuíram 22% e o gelo de 1.600 anos desapareceu nos Andes.

Para chegar a essa conclusão a pesquisa usou dados de satélite da Nasa e fez um cálculo preciso do efeito que as geleiras tiveram sobre o aumento do nível do mar, obtendo uma média de 0,7 milímetros por ano (que é o mesmo volume despejado pelas geleiras dos dois pólos). Apesar da massa global dessas geleiras ser relativamente pequena em comparação com o volume gigante de gelo na Groenlândia e na Antártica, as formações hidrológicas decorrentes do derretimento são um colaborador importante para o aumento do nível do mar. (Idem, 2013)

Parece exagero científico mais o aumento do nível dos oceanos tem grande impacto nos continentes e pode transformar a vida em vários países litorâneos. Além disso, o aumento de água doce nos oceanos gera impactos no equilíbrio hidrológico que podem comprometer a fauna e a flora marinha.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:



G1-SP. Derretimento de geleiras não-polares causa 30% da elevação do mar. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/05/derretimento-de-geleiras-nao-polares-causa-30-da-elevacao-do-mar.html . Publicado em: 17/05/2013. Acesso em: 17/05/2013.

FOTO: Revista Pesquisa Fapesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário