terça-feira, 11 de junho de 2013

COM SACOLAS AMARRADAS AOS PÉS, NADADOR RECOLHE LIXO EM PRAIAS - ES



NADADOR RECOLHE LIXO EM ILHA DO ESPÍRITO SANTO


Depois de ver pedaços de pano, restos de sapato, sacolas, copos, garrafas e embalagens de plástico nas praias e ilhas da Grande Vitória – ES, o universitário Davi Nogueira não esperou pelo governo e decidiu  recolher o material. 

Mas a coleta na faixa de areia não garantia a limpeza da praia  porque o lixo era levado pelo vento, chuva e pela maré podendo ser vistos nas ilhas que fazem parte do litoral capixaba. Para trazer o lixo que chegava a ilha Pituã, em Itapuã, ele teve a ideia de amarrar sacolas nos pés de uma forma que  não atrapalhasse o nado para trazer o material coletado ao continente.

A ação do universitário além de melhorar efeito visual das praias contribui para a preservação das espécies marinhas que confundem o lixo com algas e acabam morrendo. Segundo o oceanógrafo Paulo Rodrigues 33 % das tartarugas necropsiadas em 2012 tinham lixo dentro delas. (Apude TEDESCO, 2013)

Praia suja  é reflexo de uma população mal educada e que não dá ao meio ambiente a devida atenção. Seja consciente e recolha seu lixo. Um pequeno gesto pode transformar um local. 

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:


TEDESCO, Leandro. Com sacolas amarradas aos pés, 'nadador' recolhe lixo em ilha do ES. In: G1-ES. Disponível em: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/06/com-sacolas-amarradas-aos-pes-nadador-recolhe-lixo-em-ilha-do-es.html . Publicado em: 06/06/2013. Acesso em: 06/06/2013. 

FOTO: Blogdapimenta.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário