quinta-feira, 25 de abril de 2013

RISCO AMBIENTAL - RIO DE JANEIRO-RJ




BALÃO PÕE EM RISCO VIDA DE PASSAGEIROS EM AEROPORTO DO RIO DE JANEIRO


No último dia 23 de abril de 2013, em pleno Feriado de São Jorge, um balão foi visto por uma equipe de reportagem, próximo ao aeroporto. A torre de comando do aeroporto orientou os pilotos, que fizeram manobras para se distanciar do balão. Se a turbina de um avião sugar um balão desses a aeronave pode explodir e matar toda a tripulação. No Brasil soltar balão é proibido desde 1998.

Os baloeiros sabem da proibição, mas ignoram. O que para eles é uma brincadeira pode se transformar numa tragédia. O problema e que os balões são carregados fogos de artifício e ao ser lançado no ar não é possível definir altitude, tempo de vôo, direção nem as condições que esse balão vai cair. Se o balão cai ainda aceso pode causar incêndios em florestas, nas áreas urbanas, postos de combustíveis, depósito de produtos químicos, galpões de reciclagem, além dos problemas ao tráfego aéreo.

A Lei 9605 de 1998, chamada Lei de Crimes Ambientais, no Artigo 42 penaliza a fabricação, venda, transporte ou soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas, vegetação e em áreas e assentamentos urbanos. Ainda prevê pena de detenção, de uma a três anos, multa ou ambas.

Apesar dos esforços dos órgãos de segurança, anualmente são noticiados grandes incêndios que tiveram como causa a queda de balões. O Brasil, e em especial o sudeste, precisa acabar com esse hábito que ameaça o meio ambiente. Se você conhece alguém que fabrica, vende ou solta balões  denuncie, sua identidade será preservada. Ligue para:

190 (Polícia Militar), 181 (Disque Denúncia) ou para 0800 11 3560 (Disque Ambiente). 
O meio ambiente agradece!

Por: L. Gonçalo

Veja o flagrante da TV Globo no feriado de São Jorge:


FONTES:

FOTO: BLOGAMBIENTE SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário