quarta-feira, 24 de abril de 2013

ECONOMIA - RIO DE JANEIRO-RJ


Foto:alunosonline.com.br


QUANTO CUSTA UM FERIADO?


Ontem, dia 23 de abril de 2013, foi Feriado de São Jorge em todo o Estado do Rio de Janeiro. A cidade parou, mas a população aproveitou para comemorar o dia do Santo Guerreiro com muita cerveja, música e fogos. A cada um hora tinha um show pirotécnico em alguma rua ou bairro. Só o dinheiro gasto com fogos dava para alimentar, por uma semana, a população de baixa renda de um cidade de 15 mil habitantes. Fica a pergunta: afinal quanto custa um feriado?

O Brasil é um dos países com maior número de feriados. Esse ano serão 12 feriados nacionais, sem contar os feriados municipais e estaduais. Todo esse tempo ocioso tem um custo.

Pelas contas da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), em cada dia parado, a economia brasileira perde no mínimo 14 bilhões de reais. No comércio, o problema não é grave porque a população continua consumindo. Já para a indústria o impacto é tão grande que segundo estudo da Fiesp, 28% das fábricas optam por pagar os custos extras e não dar folga. Para se ter uma noção, em 2012 as perdas ocasionadas pelos feriados nacionais e estaduais alcançaram os 40 bilhões de reais. É mais do que o governo gasta com serviços públicos como educação e saúde. (Jornal Nacional, 2012)

Uma saída para reduzir esse impacto dos feriados é a redução nas folgas. “Em 2008, China e Índia fizeram isso. No ano passado foi a vez de Portugal.”(GOULART, J. apude PORTAL DE NOTÍCIAS )

Se o Brasil diminuísse o número de feriados e de pontos facultativos e revertesse esse dinheiro para a saúde, alcançaríamos a excelência nos atendimentos do SUS. Mas o que se pode esperar de um país que se denomina Estado Laico e que tem feriado de determinado santo? Tudo isso é no mínimo esdrúxulo.

Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIAS:

GIW. Qual o custo dos feriados no Brasil? Disponível em: http://www.grupoimpactoweb.com.br/noticias/qual-o-custo-dos-feriados-para-o-brasil/. Publicado em 15/11/2012. Acesso em: 23/04/2013.
NACIONAL, Jornal. Número de feriados em 2012 causa impacto na economia. Disponível em:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/01/numero-de-feriados-em-2012-causa-impacto-na-economia.html. Publicado em 02/01/2012. Acesso em: 23/04/2013.
NOTÍCIA, Portal. Os impactos dos feriados para a indústria. Disponível em:http://paranarh.org.br/conteudo/noticia/?id=863. Acesso em: 23/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário