domingo, 14 de abril de 2013

FUNCIONALISMO PÚBLICO - REMÍGIO-PB


Foto: l.Gonçalo

 PROATIVIDADE: UM EXEMPLO REAL


A Prefeitura de Remígio-PB vem chamando a atenção pela atuação de um funcionário comissionado que transpôs os limites de suas responsabilidades e atuou no governo municipal comum soldado em tempos de guerra. Esse tipo de comportamento é típico dos profissionais proativos, mas afinal o que é proatividade e de onde ela veio?

Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas de modo a beneficiar a empresa que trabalha. As principais características dos proativos são: a busca ativa por oportunidades de mudança; o planejamento e execução de ideias e o enfrentamento de obstáculos. (QWIKI, 2013)

Um exemplo de profissional proativo é José Raimundo Alves (Dedé do Matadouro), Diretor de Esportes da Prefeitura de Remígio-PB, que foi além de suas atribuições e atuou na maioria das ações do governo municipal. Dedé do Matadouro fez a manutenção, limpeza e organização do Estádio Municipal recuperando gramado, portões e traves.

Foto: José Raimundo




Fez a terraplanagem do Campo de Futebol do Alto da Colina e beneficiou a comunidade do Gibão e Pe. Cícero com um Campo de Terra.



Fotos: José Raimundo

Ainda no esporte, Dedé organizou a 14ª Corrida da Emancipação Política, organizou o Torneio de Futebol, o Campeonato de Futsal e inscreveu a Escolinha de Futebol Sub 15 no Campeonato Paraibano de Futebol da referida categoria. Com Diretor de Esportes Dedé confirma seu compromisso de lutar pelo desenvolvimento do esporte local e afirmou que irá lutar pelo resgate do Futebol Feminino de Campo e pela criação de equipes de voleibol e handebol na cidade.

Mas esporte não é sua única especialidade, Dedé do Matadouro também atuou em outras áreas e participou da organização da Semana Pedagógica da Secretária de Educação, da Aula Inaugural do Período Letivo 2013, das mudanças dos Postos de Saúde e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da entrega de Jejum à população pobre da cidade, e da Festa da Emancipação política de Remígio.


Fotos: José Raimundo

Mesmo sendo um exemplo de profissional proativo, Dedé ainda não foi nomeado Secretário de Esportes o que o impede de ir além e de implantar projetos no município. Apesar dessa dificuldade, ele segue sua trajetória na Prefeitura de Remígio com o lema “todos unidos para transformar Remígio numa cidade melhor”.

Um profissional proativo significa economia de investimentos em pessoal e melhora nos serviços da empresa. O problema é que, na maioria dos casos, apenas as empresas de grande porte priorizam esse tipo de funcionário. Além de Dedé do Matadouro a Prefeitura de Remígio tem outros funcionários dedicados ao povo. Espera-se que a prefeitura se dê conta disso e invista mais nos seus profissionais. Se isso acontecer a população com certeza vai agradecer. 

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:


http://www.qwiki.com/q/#!/Proactivityhttp://carreiras.empregos.com.br/comunidades/campus/gestao_de_carreiras/101103-proatividade_neuronio.shtm

Um comentário:

  1. parabens déde, por lutar por uma cidade melhor .pois remigio precisa de lugares para que os jovens e idosos possam fazer esporte.

    ResponderExcluir