quinta-feira, 21 de março de 2013

COLETA SELETIVA



IMAGEM: RECICLOTECA.ORG.BR


A IMPORTÂNCIA DAS ONG NA COLETA SELETIVA


Depois da Rio+20 e da prorrogação do prazo do Protocolo de Kioto o Brasil está na corrida para implantar medidas que garantam a otimização dos recursos naturais, a reciclagem e a destinação adequada dos resíduos sólidos.


Além disso a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos  estabelece o fim dos lixões e dá prazo para que todas as prefeituras destinem adequadamente os resíduos produzidos em suas localidades até 2014. 

Mas para que isso ocorra de forma adequada é preciso uma ação conjunta entre governo e população. O governo não tem a capacidade de dar conta sozinho dessa mudança de hábito. 

É aí que entram as Organizações Não-Governamentais (ONG) que vem atuando  nessa área. Um bom exemplo é a ONG Doe seu Lixo, que  foi Fundada em 2003 pela atriz Isabel Fillardis e por seu marido, o gestor ambiental, Julio Cesar Santos, o Instituto procura conciliar desenvolvimento, geração de empregos, aumento de renda e da qualidade de vida com a redução de impactos ambientais, ao buscar soluções para a destinação inadequada dos resíduos sólidos.

Sugiro aos condomínios, escolas, empresas e orgãos públicos que busquem as organizações não governamentais e façam da coleta seletiva uma ação efetiva. Material, experiência e treinamento elas têm para oferecer, basta nosso compromisso de cidadão para colocar em prática. 

Abaixo estão os links de algumas instituições que atuam na área de reciclagem e coleta seletiva: 


- Cempre
Abipet
- Reciclar para Construir
- TerraCycle
Lixo



Comece a coleta seletiva eliminando um dos resíduos mais nocivos ao meio ambiente, que é lixo orgânico. Faça a compostagem em casa e diminua a produção de chorume nos lixões e aterros sanitários.


L. Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário