domingo, 31 de março de 2013

SEMANA DA ÁGUA



Imagem: Fábio Carvalho


2013
 ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA



Depois que a ONU definiu 2013 como “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, vários estados brasileiros a exemplo do Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, entre outros, realizaram eventos para debater e discutir a escassez de água em nosso país.

Nosso Planeta vive um crescimento populacional muito grande, entretanto o volume de água não acompanha esse crescimento, não bastasse esse fato, a poluição e o desperdício completa o cenário preocupante que ameaça a produção de alimentos no mundo.
O Brasil detém 12% de toda água doce superficial de rio do Planeta, uma abundância concentrada na região norte do país (Bacia Amazônica). Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) é preciso investir 22 bilhões de reais até 2015 na proteção de nascentes e mananciais e na distribuição de água para a população , caso contrário poderá haver problemas de abastecimento em mais da metade dos municípios brasileiros.  Em nível mundial a situação também é preocupante porque até 2030 a população da Terra pulará dos atuais 7 para 9 bilhões de pessoas.

Daí a importância de sinalizar rumo e perspectiva e revelar os bons exemplos do uso de água para diferentes fins (agricultura, indústria, abastecimento doméstico, etc. Discutindo essa questão o programa “Cidades e Soluções”, da Globo News, apresentou dois programas especiais sobre o tema, veja um deles no link abaixo:


http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/videos/t/programas/v/veja-exemplos-de-gestao-eficiente-de-agua-na-agricultura-na-industria-e-na-cidade/2484820/

Nenhum comentário:

Postar um comentário