domingo, 31 de março de 2013

IMPACTO AMBIENTAL




Imagem: Google

ÓLEO DE COZINHA PODE CAUSA DANOS AO MEIO AMBIENTE


Muitas donas de casa, assim como empregadas domésticas, diaristas e, em alguns casos, até homens do lar, costumam jogar a gordura oriunda das frituras de alimentos nas pias a e não sabem que essa atitude é muito impactante para o meio ambiente. Esse tipo de atitude é comum porque as pessoas não sabem que 1 litro de óleo polui 1 milhão de litros de água.

De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), uma família gera 1,5 litro de óleo de cozinha por mês e provavelmente todo esse óleo escorre pelo ralo. Daí a importância de se tomar medidas preventivas em prol do meio ambiente como por exemplo a coleta do óleo saturado de cozinha e sua destinação para reciclagem.

Para Franz Souza, diretor de planejamento da Mariano e Souza Ambiental, empresa que realiza tratamento dos efluentes e outros poluentes gerados por diversas instituições, “o óleo e a gordura utilizados em frituras não se misturam com a água e se for  descartado inadequadamente pode causar entupimento das tubulações da própria residência e das redes de esgotos”.  

O problema ambiental se agrava quando este mesmo óleo de fritura chega aos rios, córregos e lagoas, porque o material forma uma camada sobre a água que dificulta a passagem da luz, impede a oxigenação e evaporação da água, causando imediatamente a morte de qualquer tipo de vida aquática. Além dos impactos no meio aquático o descarte do óleo diretamente no solo causa a contaminação o solo e dos lençóis freáticos e compromete o abastecimento de água do local. Além disso, o descarte do óleo no solo causa a impermeabilização da terra dificultando a passagem da água de chuva  o que pode propiciar enchentes.

De acordo com o Portal UOL (2012), o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano e apenas 2,5% desse óleo é reintroduzido, através da reciclagem, na cadeira produtiva como matéria-prima para a fabricação de sabão, massa de vidraceiro e biodiesel.

Para contribuir com a preservação do meio ambiente e fazer o descarte correto do óleo utilizado nas frituras você pode:  Doar o produto para entidades que o reaproveite;      Utilizá-lo na fabricação doméstica de sabão; Fazer a limpeza da caixa de gordura periodicamente; Deixar o óleo guardado em garrafas PET e deixá-los em uma rede varejista que faz a coleta do produto; Informar sua vizinhança da importância de recolher o óleo de cozinha e fazer um descarte adequado.

Como se vê uma ação aparentemente sem impactos pode comprometer seriamente o ambiente que vivemos e as gerações futuras. Por isso nunca despeje óleo na pia ou nos esgotos de sua rua ou avenida. Seja cidadão e contribua com o meio ambiente.

Para que você possa reaproveitar o óleo de cozinha aprenda a fazer sabão caseiro no vídeo abaixo:



Por: L. Gonçalo.
Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário