segunda-feira, 12 de maio de 2014

ONG PARAIBANA LANÇA PROJETO DE INCENTIVO À GERAÇÃO DE RENDA




A Cunhã: Coletivo Feminista, organização não governamental da cidade de João Pessoa – Pb, em parceria com o Centro da Mulher 8 de Março, com o Instituto Chico Mendes e com o Projeo D. Helder Câmara deu início ao projeto “Mulheres: produzindo e gerando renda”. A iniciativa visa incentivar o empreendedorismo e beneficiar as 600 pessoas atendidas pela ONG, que estão organizadas em três grupos: as marisqueiras, as fabricantes de utensílios com garrafas pet e as rendeiras. Trata-se de uma iniciativa patrocinada pela Petrobrás que vai beneficiar 500 mulheres no Cariri e 100 na capital paraibana. (EXPERIMENTAL, 2014)

Entre 2011 e 2014 a Cunhã desenvolveu vários projetos com o objetivo de dar autonomia as mulheres dos quais pode-se destacar o “Projeto Hortas Comunitárias",“Mais conhecimento e mais saúde para as trabalhadoras domesticas” e o projeto “Gênero e direitos reprodutivos”. A Cunhã, que é financiada pela União Europeia, pela ONU Mulheres, pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e pela Petrobrás, também dá visibilidade as questões de gênero através da mídia e discute questões como a saúde da mulher, direitos reprodutivos, legalização do aborto e racismo. (IDEM, 2014)

Trata-se de uma instituição com participação da articulação feminista nacional que se preocupa com a participação da mulher nos espaço de poder e que está inserida na articulação nacional da rede mulher. Confira a entrevista com a Coordenadora da Cunhã, Soraia Jordão, no Espaço Experimental da UFPB e saiba mais sobre a instituição.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

EXPERIMENTAL, Radiotube: Espaço. Coletivo feminista lança projeto de incentivo à geração de renda. Ed. 3/5/2014. Disponível em: http://www.radiotube.org.br/audio-3381rmfqJ9DnT . Publicado em: 03/05/14. Acesso em: 06/05/14.

Foto: RadioTube: Espaço Experimental / UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário