quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

RESÍDUOS FLORESTAIS VIRAM JOIAS E MÓVEIS E GANHAM MERCADO EXTERNO






Desde a Eco 92 o desenvolvimento sustentável deixou de ser apenas teoria para ser integrado as atividades comerciais e industriais e também se tornou alternativa para os artesãos e microempreendedores. É o caso de alguns marceneiros e designers de joias no Amazonas que começaram a produzir biojoias e móveis a partir de resíduos florestais.

As peças são feitas por técnicos e artesãos de Manaus e por comunidades ribeirinhas que utilizam madeiras, sementes e fibras na elaboração de biojoias e móveis que conquistaram espaço no mercado internacional. O projeto, que envolve 700 trabalhadores, já alcançou o faturamento de R$ 1,8 milhão e teve produtos exportados para Portugal, França e Espanha. No Brasil, a iniciativa já teve itens premiados na Bienal de Designer e no Prêmio Idea Brasil e estarão presentes na decoração dos principais salões da Arena da Amazônia durante o período da Copa do Mundo. (G1, 2014)

O processo de fabricação dos móveis é totalmente artesanal, sem pintura e utiliza desde a casca da árvore até as raízes, incluindo as sementes, folhas e fibras florestais. O resultado é a mistura de cerca de 30 espécies diferentes de madeira com uma mistura natural de cores que resultam em produtos exclusivos. Já a confecção de biojoias tem inspiração na cultura local e na beleza indígena e cabocla. O resultado são pingentes, pulseiras e colares que unem a técnica indígena de trançados com insumos locais como fios de tucum, palhas, couro de peixe, sementes, pedaços de madeira e até ouro. Um mercado promissor que já conquistou a Europa e Estados Unidos. (IDEM, 2014)

Assim como as fibras naturais da amazônia outras regiões brasileiras têm produtos naturais que podem ser aproveitados levando desenvolvimento para comunidades tradicionais. Mas investir em auxílios sociais é mais interessante para o governo do que estimular a indepedência e valorização das comunidades locais, não é?
Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

G1. Resíduos florestais viram joias e móveis e ganham mercado externo. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2014/02/residuos-florestais-viram-joias-e.html. Postado em:10/02/14. Acesso em16/02/14.

Foto: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário