terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SOLUÇÕES NATURAIS PARA ACABAR COM A POLUIÇÃO DA ÁGUA


É PÓSSÍVEL DESPOLUIR ÁGUA UTILIZANDO PRODUTOS NATURAIS



A poluição da água compromete a qualidade de vida, a economia, e, principalmente, a sobrevivência das pessoas. Pensando nisso a comunidade científica vem desenvolvendo alternativas simples que utilizam apenas recursos naturais de baixo custo para solucionar o problema como os cinco exemplos que vamos apresentar a seguir (ECO&AÇÃO, 2013):

Cascas de banana: o pó originado pela exposição das cascas de bananas ao sol, durante uma semana, é capaz de retirar 65% dos metais pesados (urânio, cádmio, chumbo e níquel) encontrados numa amostra de água contaminada. O método simples foi desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

Coentro: a erva aromática consegue retirar vários metais pesados da água. A foi feita por um grupo de pesquisadores mexicanos que observou a eficiência do coentro na desintoxicação do organismo e utilizou a planta para filtrar as águas de um importante sistema de irrigação nas proximidades da Cidade do México.

Cebola e Alho: Indianos da Universidade de Deli montaram um filtro com pedaços de cebola e alho e comprovaram a eficácia dos vegetais para retirar altas quantidades de ferro, chumbo, mercúrio, estanho e até arsênico do líquido contaminado.

Acácia branca: As flores e folhas da acácia branca conseguem deixara água límpida e matam muitos dos vírus e bactérias que se reproduzem na água contaminada.

Extrato de cacto: Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa (EUA), descobriram que o líquido retirado do cacto pode remover todos os sedimentos e exterminar as bactérias encontradas na água contaminada.

A ciência encontrou, na própria natureza uma destinação viável para garantir o consumo de água limpa para todas as pessoas.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


Eco&AÇÃO. Cinco soluções naturais para acabar com a poluição da água. In: Mercado Ético. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/12/5-solucoes-naturais-para-acabar-com.html. Publicado em: 03/12/13. Acesso em: 03/12/13.

Foto: Mercado Ético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário