quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FUKUSHIMA APRESENTA VAZAMENTO DE ÁGUA RADIOATIVA



USINA DE FUKUSHIMA TEM VAZAMENTO DE NÍVEL 3



Após o incidente de 2011 na Usina de Fukushima, a operadora da central( Tokyo Electric Power-Tepco) está ficando sem alternativas para conter os vazamentos de água contaminada para o oceano. Depois da explosão que gerou a discussão sobre a segurança das usinas nucleares, o que parecia controlado está se mostrando instável e muito perigoso. Foram vários incidentes: 1)Primeiro a Tepco finalmente admitiu que a água acumulada no subsolo após a catástrofe não era estagnada e seguia para o oceano em quase 300 toneladas por dia; 2) Os agricultores de Fukushima começaram a produzir vegetais mutantes; 3) Os órgãos competentes admitiram que a descontaminação da área será lenta e cara e; 4)Finalizando com os sucessivos vazamentos de água contaminada para o oceano.

O fato é que a quantidade de elementos radioativos que vazaram são superiores ao máximo vertido por ano, nos últimos vazamentos a usina verteu mais de 10 trilhões de becquerels de estrôncio 90 e 20 trilhões de becquerels de césio radioativo, quando a cota anual seria de no máximo 220 bilhões de becquerels. (G1, 2013) 

Para piorar o incidente de ontem elevou a contaminação do nível 1 para o nível 3 numa escala que vai até 7 e já é considerada de alto risco para os humanos. Considerando que o Japão é um país com poucas áreas para a produção de alimentos e que depende muito da pesca podemos entender a extensão do problema. Mas a contaminação por radiação do oceano não é um problema exclusivo do Japão porque essa radiação pode se espalhar em função das marés e contaminar outros países.

O governo japonês está buscando alternativas para conter o problema inclusive a construção de um muro de gelo para conter o vazamento de água para o mar. Essa técnica foi utilizada em 1860 para congelar o solo e formar paredes subterrâneas de gelo que bloquearam a radiação num experimento do Laboratório Nacional de Oak Ridge, Tennessee, que produzia plutônio para armas nucleares. (EXAME, 2013)


Outra solução é recolher a água contaminada com auxílio de robôs e armazená-la em contêineres. Infelizmente a única certeza nessa situação é que pelo menos 300 toneladas de água com partículas radiativas de césio, estrôncio e trítio(ligados ao câncer de osso) escorrem, todos os dias, da usina nuclear japonesa até o Oceano Pacífico.

O governo admitiu situação de emergência e pretende apoiar todos os projetos que viabilizem o isolamento dos resíduos contaminados e que possam garantir a segurança da área, mas sabem que as alternativas existentes levam tempo e só poderão ser implantadas a partir de 2014. Até lá mais água contaminada seguirá para o oceano...


Por: L. Gonçalo.


REFERÊNCIA:

G1-SP. Fukushima mede quantidade de césio e estrôncio no Oceano Pacífico. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/08/fukushima-mede-quantidade-de-cesio-e-estroncio-no-oceano-pacifico.html. Publicado em: 22/08/2013. Acesso em: 22/08/2013.


EXAME. Japão quer muro de gelo para conter vazamentos em Fukushima. Disponível em: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/energia/noticias/japao-quer-muro-de-gelo-para-conter-vazamentos-em-fukushima. Publicado em:14/08/2013. Acesso em: 22/08/2013.

FOTO: EXAME.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário