terça-feira, 25 de junho de 2013

GOVERNO AMERICANO ANUNCIA PLANO PARA REDUZIR EMISSÕES DE CO2



OBAMA ANUNCIA PLANO DE AÇÃO CLIMÁTICA



Após incessantes pedidos dos cientistas e pressão de outros governos, que integram as negociações sobre o clima da Organização das Nações Unidas (ONU), finalmente o governo  americano lança o “Plano de Ação Climática” que visa reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 17% até 2020, utilizando como parâmetro os níveis de emissões de 2005. 

Além da redução das emissões, o plano pretende: 1) Acabar com as barreiras comerciais de bens ambientais e investir na redução dos impactos de desastres naturais em áreas consideradas vulneráveis; 2) Privilegiar a implantação de projetos voltados à geração de energia renovável para abastecer mais de 6 milhões de casas até 2020 e produzir 100 MW vindos de fontes renováveis para abastecer moradias populares nos EUA; 3) Desenvolver novos padrões de combustíveis para veículos pesados e caminhões; 4) Reduzir as emissões de hidrofluorcarbonetos (gases de geladeiras e ar condicionado); 5) Não financiar a implantação de usinas térmicas; 6) Expandir iniciativas que tenham o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa; 7) Acabar com as barreiras comerciais para tecnologia limpa e renovável. (G1-SP, 2013).

A meta dos Estados Unidos é reduzir a poluição de carbono em 50%, das emissões atuais do setor energético, até 2030, o que equivale a 3 bilhões de toneladas. O referido Plano é um avanço histórico dos Estados Unidos, que não participa do Protocolo de Kyoto, único instrumento legal em vigor que tem o intuito de frear a elevação da temperatura global. 

A decisão do governo Obama em frear as emissões de CO2 e diminuir a poluição pode ser considerada um indício de um novo posicionamento político global. Mas deve ser encarada de forma crítica até porque como grande poluidor as medidas deveriam ser mais amplas e mais urgentes.


Mesmo assim, este é um importante passo para a discussão global de um posicionamento pró-planeta.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

G1-SP.Obama anuncia na próxima terça plano climático para os EUA. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/06/plano-climatico-dos-eua-estabelece-corte-das-emissoes-de-co2-do-pais.html . Publicado em: 25/06/2013.Acesso em: 25/06/2013.

Foto: Whitehouse.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário